• Carregando...
Warner Bros prevê novo filme do Superman, acompanhado do Batman, para 2015 (Foto: Alex Ross/Reprodução(
Warner Bros prevê novo filme do Superman, acompanhado do Batman, para 2015 (Foto: Alex Ross/Reprodução(| Foto:

Entre a última quarta-feira e domingo, a atenção de boa parte da mídia especializada e dos fãs de cinema e quadrinhos esteve voltada para a cidade de San Diego, nos Estados Unidos, palco da já tradicional Comic Con, feira internacional que reúne todos os anos grandes estúdios, atores e executivos para anúncios sobre futuros filmes, séries, histórias em quadrinhos e por aí vai. É a consagração da cultura pop, dos nerds, geeks e cinéfilos.

Vários sites acompanharam muito bem todos os painéis e anúncios, como o Omelete e o Collider. Vale dar uma olhada por lá para ficar por dentro do que vai rolar no cinema, na televisão e nos quadrinhos nos próximos meses e anos.

Eu sou um pouco suspeito pra falar, mas certamente um dos anúncios mais comentados e que mais repercutiram foi feito pela Warner Bros, no sábado. Durante o painel do estúdio, o diretor de O Homem de Aço (Man of Steel, 2013), Zack Snyder, subiu ao palco para anunciar mais detalhes da sequência do reboot de Superman nos cinemas (falei sobre o filme aqui). Já se sabia que um novo filme começaria a ser rodado ano que vem, novamente com Snyder na direção e Henry Cavill na pele do Azulão. O que surpreendeu muita gente e deixou os fãs em polvorosa foi a confirmação da presença de um personagem muito especial na sequência… ninguém menos que o Batman!

Warner Bros prevê novo filme do Superman, acompanhado do Batman, para 2015 (Foto: Alex Ross/Reprodução)

Isto mesmo. O novo filme vai trazer pela primeira vez ao cinema os dois maiores heróis da DC Comics e dos quadrinhos, juntos. Segundo Snyder e os produtores – Christopher Nolan entre eles – o filme já está em pré-produção e um roteiro está sendo escrito. David S. Goyer, responsável pela trama da trilogia do Batman e de O Homem de Aço, está novamente por trás da história e já falou a respeito, inclusive.

“Ainda não sabemos como vamos chamar – Superman versus Batman, Batman versus Superman – mas esses caras estarão no filme, isso está acontecendo”, disso Goyer, durante uma festa em homenagem aos 75 anos do Superman, completados em 2013. A declaração foi pinçada de uma matéria publicada pelo Omelete.

Segundo o site, o roteirista também falou que o polêmico final de O Homem de Aço vai repercutir na sequência. “Até certo ponto, Superman, cinematograficamente, não havia sido reinventado até os filmes de Donner. Vamos lidar com isso no próximo longa. Ele ainda não está totalmente formado [em O Homem de Aço]; Ele precisará lidar com as consequências no próximo filme”.

Vale contextualizar a fala. E por isso, ATENÇÃO PARA SPOILERS. Goyer possivelmente comentava a difícil decisão, no filme, que levou Superman a matar o General Zod, depois de uma batalha entre os dois ter deixado um rastro de destruição por Metropolis. Nos quadrinhos, salvo raras exceções, Superman possui um restrito código de conduta que o impede de tirar qualquer vida, seja humana ou alienígena – o que reforçou, ao longo dos anos, a imagem do herói certinho, escoteiro, que o filme procurou deixar de lado na medida do possível. O fato de, em O Homem de Aço, o herói também não ter se preocupado muito com os efeitos colaterais (diga-se prédios inteiros destruídos) das batalhas com seus inimigos é outro indicativo.

Ainda é cedo para discutir a trama do novo filme, mas as falas e anúncios até aqui deixam claro que, pelo menos num primeiro momento, os dois heróis serão inimigos – um deles deve ser chamado para deter o outro, considerado uma ameaça. A premissa foi reforçada por uma fala do ator Harry Lennix durante o anúncio da Warner Bros, pinçada da clássica obra O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns), escrita e desenhada por Frank Miller em 1986:

“Eu quero que você se lembre, Clark, em todos os anos que virão, nos seus mais íntimos momentos. Eu quero que você se lembre da minha mão na sua garganta. Eu quero que você se lembre do único homem que o derrotou”.

A clássica imagem de Batman socando Superman na HQ O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller (Foto: Frank Miller/Reprodução)

Nos quadrinhos, a frase é dita pelo Batman em um dos momentos finais da história, durante uma luta com Superman, que foi mandado pelo governo americano para deter o Morcego. Vale lembrar que O Cavaleiro das Trevas se passa no futuro, em um mundo onde Batman se aposentou e, depois de velho, resolve voltar à ativa (ok, este super resumo não faz jus à esta brilhante HQ, mas é só pra explicar melhor). Por isso, apesar da referência, o novo filme não se trata, de maneira alguma, de uma adaptação dos quadrinhos de Frank Miller. “Nós não vamos adaptar isto, mas será isto que nos ajudará a contar esta história”, disse o diretor Zack Snyder antes da declamação de Lennix.

Neste primeiro momento, de fato não importa muito o roteiro em si. O que realmente chama a atenção é a estratégia da Warner Bros de, finalmente, começar a juntar seus heróis em um mesmo universo – algo que a Marvel Studios já está fazendo muito bem há anos. Assim, a Warner lança o filme conjunto de Superman e Batman em 2015 para, só depois, produzir o tão adiado – e esperado – filme da Liga da Justiça. Ainda não há nada oficial, mas rumores dizem que o Flash também ganhará um filme antes da chegada da Liga às telonas.

Uma outra pergunta, até o momento, fica no ar: até que ponto o Batman interpretado por Christian Bale e filmado por Christopher Nolan será aproveitado no novo filme de Zack Snyder? Bale já havia dito em outros momentos que não viveria mais o Homem Morcego, assim como Nolan também já deixou claro que não voltará a dirigir novos filmes do Batman. Isto tudo oficialmente, claro. Como bem se sabe, um vultuoso cachê em Hollywood faz milagres.

Uma das produtoras da sequência de O Homem de Aço, Emma Thomas, disse que o estúdio tem total confiança de que Zack Snyder irá levar Batman “a uma nova e excitante direção”. Ela completa: “Sua visão (de Snyder) do Superman abriu a porta para todo um novo universo e nós não podemos esperar para ver o que Zack fará com esses personagens”.

Ou seja, parece que, em tese, Snyder tem carta branca para reapresentar Batman no cinema, sem considerar a trilogia anterior. Se isto é bom ou ruim, aí já é outra coisa…

O blog vai acompanhar todas as novidades sobre a aventura conjunta de Superman e Batman. Por isto, fique ligado por aqui e na página do Cinema em Casa no Facebook para novos posts e anúncios. Enquanto isso, dê sua opinião sobre a novidade. O que você espera deste novo filme com os dois super-heróis? Na sua opinião, qual deve ser a trama? Christian Bale deve voltar a viver o Homem Morcego? 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]