• Carregando...
Top 5: as melhores sequências de ação de O Exterminador do Futuro
| Foto:

Depois de Jurassic World explodir nas bilheterias de todo o mundo nas últimas semanas, está chegando a hora de outra famosa franquia voltar a dar as caras. O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genisys) estreia no Brasil no dia 2 de julho, com  Arnold Schwarzenegger mais uma vez na pele do robô sanguinário (e cheio de frases de efeito) que consagrou sua carreira.

A nova produção é uma espécie de “reinvenção” da série, aproveitando elementos dos outros filmes e subvertendo as tramas anteriores. Aqui, o líder da resistência humana no futuro, John Connor, envia ao passado um soldado para evitar que sua mãe seja morta por um androide enviado pelas máquinas. As semelhanças com o filme original, de 1984, param por aí. Sarah Connor, como entregam os trailers divulgados, já vive sob a proteção do T-800 há muitos anos e precisará enfrentar mais de um robô assassino enquanto protege aquele que deveria salvar sua vida.

Não vou entrar aqui na discussão de até que ponto precisávamos de mais um filme da série (a crise de criatividade de Hollywood não parece mesmo ter limites). Mas o fato é que a chegada desse reboot/remake/sequência vale como um incentivo para rever os filmes anteriores, principalmente os dois primeiros, dirigidos por James Cameron. O segundo filme até hoje permanece no topo do meu ranking pessoal dos melhores filmes de ação já feitos, naquela que sem dúvida é a atuação mais marcante de Schwarzenegger na telona.

Assim, o blog traz um Top 5 especial da franquia, selecionando algumas das melhores (entenda-se espetaculares, icônicas, sem noção, etc) sequências de ação presentes nos filmes. Vale lembrar, como sempre, que essa não é uma lista definitiva. Aproveite e diga nos comentários quais são suas cenas preferidas:

O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984)

A estreia da franquia no cinema é um thriller sci-fi de baixo orçamento que pode ser descrito como uma perseguição de gato e rato entre um sujeito de poucas palavras (e um inseparável óculos escuro) e uma mulher indefesa. A figura de Schwarzenegger como a máquina fria e implacável já é ameaçadora por si só, mas é ao fim do filme, quando o robô se revela em todo o seu “esplendor de metal”, em meio às chamas, que o espectador sente calafrios de verdade. O duelo final entre Sarah Connor e seu algoz é o melhor momento do filme, que conversa, neste momento, muito mais com o gênero de terror do que com o de ação.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, 1991)

Com um orçamento muito mais polpudo e um Arnold Schwarzenegger bem mais à vontade, James Cameron transforma a sequência em um épico de ação, que subverte a premissa do filme original – desta vez o T-800 surge para proteger Sarah Connor, e não para matá-la – e apresenta um vilão icônico, o ameaçador T-1000. A obra é movimentada e tem uma série de sequências antológicas, sendo as minhas preferidas a perseguição de caminhão ao jovem John Connor e a tensa fuga de Sarah do “hospital” (a imagem do androide de metal líquido “escorrendo” por um buraco no teto do elevador é impagável).

O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (Terminator 3: Rise of the Machines, 2003)

Sem James Cameron no comando, o terceiro filme soou como mais do mesmo, praticamente reprisando a premissa do segundo filme, apenas mudando o modelo do exterminador enviado pelas máquinas (que assume a forma de uma loira voluptuosa). Ao menos o filme deu um final digno à trilogia, comprando a ideia de que o ataque da Skynet era mesmo inevitável.

A sequência mais divertida surge logo no início do filme, com o nosso querido T-800 tentando de todas as formas impedir a exterminadora, que está na boleia de um caminhão gigantesco. O rastro de destruição deixado no meio do caminho é irreal (o vídeo abaixo foi usado como propaganda por uma distribuidora de combustíveis ??!!).

O Exterminador do Futuro – A Salvação (Terminator Salvation, 2009)

Certamente o filme mais dispensável da franquia, mesmo com Christian Bale na pele de John Connor (na época, bombou na internet o áudio de um “piti’ que o ator teve no set). A intenção, de focar no combate dos humanos contra as máquinas no futuro, até que era boa, mas o filme, de modo geral, não empolga – talvez justamente pela ausência de um exterminador de peso.

Mesmo assim, há algumas cenas de ação interessantes, como esta perseguição de duas motos high techs a um caminhão, em uma rodovia, meio à lá Mad Max.

*

Ansioso com o novo filme? Segue como bonus track um dos últimos trailers divulgados, que, curiosamente, entrega muito das reviravoltas da trama, mas também mostra que a aventura, ao menos, deve ser divertida:

**

Siga a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre a sétima arte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]