• Carregando...
Imagem - José Cruz/Agência Brasil
Imagem - José Cruz/Agência Brasil| Foto:

Os concurseiros de todo o país aguardam com ansiedade a publicação do edital para servidores do Ministério Público na União (MPU), órgão que se divide em quatro ramos – Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – e tem departamentos nas principais cidades do país.

Por isso, o blog Concurseiros reuniu as principais informações sobre o último concurso do Ministério Público da União, bem como a movimentação oficial do órgão para o próximo concurso. Desta forma, você organiza seus estudos e sai na frente dos seus concorrentes.

Último Concurso

1 – O último edital para servidores do MPU foi organizado pelo CESPE/UnB e publicado em 21 de março de 2013. As vagas foram para os cargos de Analista (apoio jurídico na especialidade Direito) e Técnico (apoio técnico-administrativo – ensino médio completo). Houve prova objetiva para ambos os cargos e prova discursiva apenas para o cargo de nível superior.

2 – O tempo disponível para estudo foi de apenas 60 dias, já que as provas foram aplicadas no dia 19 de maio de 2013 em todas as capitais do país.

3 – O número de inscritos para ambos os cargos foi de 283.178 pessoas para disputar 147 vagas, o que gerou uma demanda de 1.926,38 candidatos por vaga.

4 – A validade deste concurso (dois anos com prorrogação de mais dois anos) encerrou em 5 de agosto de 2017.

Situação atual do novo edital

Em 8 de março de 2017 foi publicado no D.O.U. (página 59 da seção 2) a portaria que criou a comissão para coordenar a realização do próximo concurso para os cargos de Analista e Técnico. Porém, até agora, não houve definição de data para a divulgação do edital e nem o número de vagas, embora a informação oficial é a de que, atualmente, há 1.656 cargos vagos no Ministério Público da União, incluindo todas as especialidades, escolaridades e departamentos.

1 – Ministério Público Federal: Dos 10.786 cargos existentes em todas as escolaridades e especialidades, 1.613 estão vagos de acordo com a tabela disponível no Portal Transparência em julho de 2017.

2 – Ministério Público do Trabalho: Dos 509 cargos existentes em todas as escolaridades e especialidades, 19 estão vagos de acordo com a tabela disponível no Portal Transparência em 11 de agosto de 2017.

3 – Ministério Público Militar: Dos 453 cargos existentes em todas as escolaridades e especialidades, 5 estão vagos de acordo com a tabela disponível no Portal Transparência em julho de 2017.

4 – Ministério Público do DF e Territórios: Dos 1.846 cargos existentes em todas as escolaridades e especialidades, 19 estão vagos de acordo com a tabela disponível no Portal Transparência em 17 de julho de 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]