• Carregando...
O concurso estava autorizado desde o dia 06 de julho de 2018 e a previsão era que o edital fosse publicado ainda em 2018. (Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo)
O concurso estava autorizado desde o dia 06 de julho de 2018 e a previsão era que o edital fosse publicado ainda em 2018. (Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo)| Foto:

Com o concurso para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) oficialmente autorizado desde o dia 06/07, muitos concurseiros desejam adiantar os seus estudos e sair na frente da concorrência. Este é um procedimento bastante comum no mercado. O problema é que o último concurso do IAP aconteceu em 1992 e sem um edital anterior em mãos para balizar os estudos, a estratégia se torna praticamente inviável.

LEIA TAMBÉM: Concurso do TJ-PR para técnico judiciário tem nova movimentação

Pensando nesta problemática, a pedido do blog Concurseiros, uma equipe de professores preparou um programa básico de matérias que podem ser estudadas por candidatos a qualquer cargo de nível médio, técnico ou superior com o objetivo de antecipar conteúdos antes da publicação do edital. Vale ressaltar que são apenas sugestões de estudo, levando-se em consideração a análise de editais de concursos que aconteceram nos últimos meses e, principalmente, as atividades desenvolvidas pelo Instituto Ambiental do Paraná.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas de redação para concursos com a professora Daniela Tatarin

Então vejamos o que os especialistas trazem de dicas de estudo antecipado para todos os cargos que estarão em disputa ou seja, conteúdos comuns para administradores, analistas de sistemas, biólogos, bioquímicos, contadores, engenheiros químicos, engenheiros civis, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, geólogos, engenheiros ambientais, médicos veterinários, químicos, economistas, psicólogos, sociólogos, técnicos administrativos e técnicos em contabilidade.

Língua Portuguesa

“Raramente há concurso sem Língua Portuguesa, nem de nível fundamental”, declara Daniela Tatarin, especialista em gramática e redação para concursos públicos. De acordo com a docente “o programa de língua portuguesa não varia de concurso para concurso, o que varia é a forma como uma determinada organizadora propõe uma questão”. A professora afirma que provavelmente o programa de português será igual para todos os cargos e sim, é possível que venha acompanhado de redação oficial. Para adiantar os estudos ela recomenda que “um candidato deve ter em mãos um edital recente, do ano de 2018, de uma organizadora renomada, para iniciar os seus estudos. Quando o edital do IAP for publicado será o momento de fazer os ajustes e, também, direcionar a resolução de questões para a banca escolhida”.

Informática

De acordo com o especialista em concursos públicos Marcio Hollweg, “não é possível definir com precisão um programa de estudos para o concurso do IAP, embora provas com informática estejam cada vez mais frequentes em concursos públicos”. O professor ainda declara que “mesmo que o edital do IAP traga um programa de informática para todos os cargos, não é possível definir com exatidão o conteúdo, pois ele varia de acordo com o órgão e a organizadora”.

Mesmo com tantas variáveis nesta matéria, o professor Marcio Hollweg, a pedido do blog Concurseiros, definiu alguns tópicos abordados em concursos de nível médio e superior, e que poderão aparecer no edital do IAP. São eles: Internet e Intranet (conceitos, serviços, aplicativos e protocolos); Segurança (conceitos, tipos de ataques e proteções); Aplicativos de Escritório (MSOffice 2010 e 2013 e LibreOffice 5); Sistemas Operacionais (versões Windows 7, 8 e 10); Planilhas Eletrônicas; Processadores de Texto; Correio Eletrônico; Navegação em Páginas; Ferramentas de Busca; Redes Sociais; Armazenamento e Processamento nas Nuvens.

Direito Constitucional

O advogado e professor Felipe Miranda explica que “o candidato pode iniciar seus estudos apenas com uma pequena parte do texto da Constituição Federal de 1988 e eventuais súmulas vinculantes”. Ele destaca que um programa básico para um futuro servidor do IAP contemplaria os Direitos e Garantias Fundamentais previstos nos artigos 5º a 17, as regras básicas sobre a Administração Pública (artigos 37 a 41) e, ainda, o artigo 225, que trata sobre as regras constitucionais sobre o meio ambiente. O professor ainda ressalta que “é cada vez mais raro um edital de concurso, seja nível médio ou superior, não exigir noções de direito constitucional, por isso é importante adiantar a preparação”.

Direito Administrativo

Na matéria de Direito Administrativo, a especialista Daiane Soares destaca que “independentemente do cargo, todos serão servidores da sociedade através do IAP e, portanto, precisam ter alguns conhecimentos sobre o governo brasileiro”. De acordo com a professora, para todos os cargos que estarão em disputa no concurso do IAP, é possível que seja exigido conhecimentos do Estatuto dos Funcionários Civis do Poder Executivo do estado do Paraná, a Lei Estadual n.º 6.174 de 16 de novembro de 1970. Além disso, a docente defende que os candidatos podem adiantar seus estudos com algumas matérias como os Princípios Básicos da Administração Pública, os Poderes Administrativos, os Atos Administrativos e a Lei de Improbidade Administrativa.

Direito Ambiental

As atividades de IAP estão ligadas à preservação do meio ambiente dentro do estado do Paraná. Portanto, nada mais natural de se pensar que o edital do concurso traga um programa com normas de direito ambiental, sendo mais sucinto ou mais extenso, dependendo do cargo pretendido. Tomando como exemplo os últimos concursos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), podemos separar uma lista básica de normas que daria a todos os candidatos noções básicas de meio ambiente, independentemente da função a exercer, seja de nível médio ou superior.

Destacamos a Lei Federal n.º 6.938 de 31 de agosto de 1981 que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (acesse aqui), a Lei Federal n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, que trata dos crimes contra o meio ambiente (acesse aqui), a Lei Complementar Federal n.º 140 de 8 de dezembro de 2011 que trata da cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas para a proteção do meio ambiente (acesse aqui),  a Lei Federal n.º 12.651 de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa (acesse aqui), Lei Federal n.º 11.428 de 22 de dezembro de 2006 que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica (acesse aqui) e, também, a Lei Federal n.º 5.197 de 3 de janeiro de 1967 que trata sobre a proteção à fauna (acesse aqui).

Sobre o IAP

O Instituto Ambiental do Paraná – IAP é uma autarquia do governo do estado do Paraná criada em 1992, cuja missão principal é proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade. Uma das suas atribuições é o cumprimento da legislação ambiental, exercendo, para tanto, o poder de polícia administrativa, controle, licenciamento e fiscalização. Acesse aqui e conheça a lista de atividades desenvolvidas pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Vídeo – Veja como estudar Direito Ambiental para o IAP

 

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]