• Carregando...
Os aprovados no concurso serão admitidos no Curso de Formação de Sargentos do Exército, com duração de 24 meses. (Foto: Divulgação/ESA Minas Gerais)
Os aprovados no concurso serão admitidos no Curso de Formação de Sargentos do Exército, com duração de 24 meses. (Foto: Divulgação/ESA Minas Gerais)| Foto:

Estão abertas as inscrições do concurso para ingresso na Escola de Sargentos das Armas do Exército (ESA), com 1.100 vagas para a formação em quatro áreas de especialização. Conforme o edital publicado pelo Departamento de Ensino e Cultura do Exército (acesse aqui), os candidatos precisar ter o nível médio completo, idade entre 17 e 24 anos para as áreas geral e de aviação ou entre 17 e 26 anos para as áreas de música e de saúde e, ainda, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, além de outros requisitos legais.

VEJA TAMBÉM: Concurso da Marinha abre 960 vagas de nível médio

Os aprovados no concurso serão admitidos no curso de formação com duração de aproximadamente 24 meses, sendo que os primeiros 12 meses ocorrerão numa das organizações militares localizadas nas cidades de Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Jataí (GO) e Itajubá (MG) e o restante do curso acontecerá na ESA em Três Corações (MG), na Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro (RJ) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército em Taubaté (SP).

VEJA TAMBÉM: Paraná tem 25 concursos abertos e mais de 500 vagas em disputa

As inscrições serão recebidas até o dia 20/03/2019 no site www.esa.eb.mil.br com taxa de participação no valor de R$ 95. No momento da inscrição o candidato também deverá optar pelo local de realização da prova escrita, podendo ser nas cidades de Resende (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), Niterói (RJ), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Três Corações (MG), São João Del Rei (MG), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), São Paulo (SP), Campinas (SP), Lins (SP), Guarujá (SP), Taubaté (SP), Pirassununga (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Cruz Alta (RS), Santiago (RS), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS), Bagé (RS), Florianópolis (SC), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Petrolina (PE), Manaus (AM), Tabatinga (AM), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Tefé (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Brasília (DF), Palmas (TO), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Corumbá (MS), Rondonópolis (MT), Dourados (MS), São Luís (MA), Altamira (PA), Belém (PA), Macapá (AP), Imperatriz (MA), Santarém (PA), Itaituba (PA) e Marabá (PA).

Especialidades

As 1.100 vagas estão distribuídas entre áreas geral, de aviação, de música e de saúde. Para a área de música são apenas 60 vagas em 11 modalidades de instrumentos musicais. Já para a área de saúde são 40 vagas no curso de técnico em enfermagem.

O maior número de oportunidades fica para as áreas geral e de aviação, com 900 vagas para homens e 100 para mulheres. As vagas do sexo masculino (áreas geral e de aviação) estão divididas nos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico (armamento), Material Bélico (mecânico operador), Manutenção de Comunicações, Material Bélico (mnt vtr blindada), Material Bélico (mnt vtr auto), Aviação Apoio e Aviação Manutenção. Já as candidatas do sexo feminino terão a opção dos cursos de Intendência, Topografia, Material Bélico (mnt armamento), Material Bélico (mecânico operador), Manutenção de Comunicações, Material Bélico (mnt vtr blindada), Material Bélico (mnt vtr auto) e Aviação Manutenção.

Etapas

Todos os inscritos farão exame intelectual no dia 4 de agosto de 2019 composto por uma redação e uma prova objetiva com questões de matemática, português, história, geografia do Brasil, inglês e conhecimentos específicos da área técnica de enfermagem, esta última matéria somente para os candidatos da área de saúde. Esta primeira fase do concurso terá, ainda, a valoração de títulos, a inspeção de saúde, o exame de aptidão física preliminar e o exame de habilitação musical para os candidatos da área de música.

A segunda fase do concurso terá a revisão médica, o exame de aptidão física definitivo e a comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e a comprovação através da heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

VEJA TAMBÉM: São Paulo tem 64 concursos abertos e quase 2 mil vagas em disputa

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]