• Carregando...
O shimeji preto é uma das variedades disponíveis. É só borrifar água e esperar os cogumelos crescerem
O shimeji preto é uma das variedades disponíveis. É só borrifar água e esperar os cogumelos crescerem| Foto:
O shimeji preto é uma das variedades disponíveis. É só borrifar água e esperar os cogumelos crescerem

O shimeji preto é uma das variedades disponíveis. É só borrifar água e esperar os cogumelos crescerem

Isso mesmo, que tal cultivar cogumelos comestíveis em casa? A novidade foi lançada durante a Feira Mundo Gastronômico, que ocorreu de 14 a 17, no Expo Renault Barigui, em Curitiba. Adorei a ideia e comprei as três variedades disponíveis: o shimeji-preto, o cogumelo-ostra marrom e o cogumelo salmão. As espécies oferecidas são todas nativas do Paraná.

A Cogubras, empresa criada por estudantes de pós-graduação e doutorado em Engenharia e Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR, passou a comercializar um kit compacto e prático, chamado Cogoo, para o cultivo dos cogumelos até mesmo na sala, ou na cozinha de um apartamento pequeno. São pequenas caixas, com um miniborrifador e instruções bem simples. Basta seguir os passos indicados e, em alguns dias, já é possível colher os cogumelos fresquinhos. “São saborosos, bonitos e decoram o ambiente”, afirmam os sócios Francisco Vítola e Eduardo Sydney.

Por enquanto, a Cogubras está comercializando os kits apenas pela internet (http://cogubras.com.br/).Em um mês, a empresa já vendeu mais de 300 unidades. “Vamos lançar mais espécies em breve e também disponibilizar receitas no site para que as pessoas tenham boas opções de preparo”, promete Denyse Porto, que é chef de cuisine e mulher de Vítola.

Além de apresentar o novo produto na feira, Vítola ministrou a palestra “Cogumelos na gastronomia paranaense”, afirmando que a diversidade de cogumelos encontrados no Brasil ainda é pouco estudada. “De 8 mil espécies existentes na mata da Araucária, apenas 900 são estudadas e 23 delas são catalogadas como comestíveis. No entanto, apenas quatro delas (o shimeji, o paris, o portobello e o shiitake) são cultivadas em larga escala.

Não vejo a hora de meus cogumelos crescerem e poder salteá-los com manteiga!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]