• Carregando...
Chef Pedro Artagão comanda o badalado Irajá Gastrô
Chef Pedro Artagão comanda o badalado Irajá Gastrô| Foto:
Chef Pedro Artagão comanda o badalado Irajá Gastrô

Chef Pedro Artagão comanda o badalado Irajá Gastrô

Andando por Botafogo, no Rio de Janeiro, aproveitei para conhecer o restaurante Irajá Gastrô, do badalado chef Pedro Artagão. Já há 17 anos na profissão, o carioca é conhecido por suas receitas criativas. Sua culinária é autoral e tem como base a comida caseira brasileira e inspirações em diversas culturas.

Artagão é simpático e recebe bem. Inaugurado em dezembro de 2011, o Irajá está instalado em um casarão antigo da década de 1930. O ambiente acolhedor é sentido logo na chegada. Na antessala, os disputados sofás dão um ar mais descontraído e você se sente como se estivesse em casa. Um corredor leva ao salão principal, onde estão as mesas e um jardim vertical. Já no primeiro prato, fiquei surpresa com a salada caprese. Ganhou uma versão inusitada com tomates frescos marinados em chá de manjericão, farofa de pão e muçarela líquida de búfala. Saborosa e refrescante! Provei também o tartare de falso toro, uma combinação de atum e foie gras, com massinha de tempurá e molho oriental e o delicioso pão de queijo de tapioca recheado com queijo coalho e geleia de laranja, damasco e gengibre.

Como prato principal, pedi o arroz de bacalhau cremoso, com batata palha, cebola e ovinho de codorna estalado e regado com azeite. Muito bom! Como o chef gosta de surpreender seus clientes, há sempre um cardápio extra, com oito novos pratos, que muda a cada três meses.

Depois de provar os pratos, o chef me contou sua trajetória profissional. Artagão lembra que era um menino bastante agitado. “Por sugestão de minha mãe, decidi seguir a carreira de chef de cozinha. Fiz o curso de hotelaria, que, naquela época, era o mais próximo da gastronomia. Com 19 anos, procurei o Clube Gourmet, onde o chef José Hugo Celidônio era ‘o cara’ e consegui meu primeiro emprego. Fiquei lá dois anos, depois trabalhei no Carême, com Flávia Quaresma, e no Le Pré Catelan, do Sofitel, com Roland Villard.”

A vida de Artagão deu uma boa guinada quando conheceu, no Sofitel, o empresário Arthur Sendas Filho. “Ele me convidou para preparar um jantar em domicílio. A propaganda, de boca a boca, se espalhou e passei a ter muitas encomendas de socialites. Fiz esse trabalho por três anos e ali descobri uma nova habilidade: a de empreendedor”, conta. “Decidi, então, implantar um restaurante em um hotel da Barra até que, em 2007, fui chamado para comandar o Laguiole, no Museu de Arte Moderna. Quando me senti seguro, com a ajuda de dois sócios, abri o Irajá Gastrô, onde hoje comando uma equipe de 38 pessoas.”

Casado e pai coruja de uma menina, Artagão diz estar numa fase feliz de sua vida. Como ainda gosta de agitação, diz já estar se sentindo “em velocidade de cruzeiro”. “Hoje, falta o próximo passo.” Pelo jeito, novidades estão a caminho!

Nosso papo encerrou com uma sobremesa que recomendo muito: o bolo de chocolate recheado de brigadeiro, servido com creme de baunilha fresca. Nossa, não tem igual!

Onde: Irajá Gastrô – Rua Conde de Irajá, 109, Botafogo, Rio de Janeiro – (21) 2246- 1395. www.irajagastro.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]