• Carregando...
Molho barbecue para acompanhar a costelinha de porco
| Foto:

Neste fim de semana fui almoçar na casa de uma amiga, que fez uma costelinha de porco… maravilhosa! No tempero certo e derretia na boca. Além de um arroz com brócolis, para acompanhar o prato, ela fez um molho barbecue bem gostoso. Aí lembrei que dias atrás a Georgia, que trabalha aqui na redação, havia me pedido uma receitinha de um molho para acompanhar a carne de porco.

Reprodução

Lembro aqui que Barbecue é um termo inglês que significa churrasco, carne preparada em espeto ou grelha, sobre brasas. A expressão, no entanto, é de origem americana. Barbacoa era um termo usado pelos nativos de Yacatan, na época do descobrimento, para designar a carne assada em brasas, num buraco no chão.

Segundo a literatura gastronômica, a palavra foi levada, possivelmente, por Colombo para a Europa. Os franceses resolveram reivindicar a origem do termo, dizendo que teria originado de “barbe à queue“, que denominava uma rés inteira assada em espeto.

O barbecue sauce é um tradicional molho americano, usado para pincelar a carne enquanto é assada. É utilizado também para acompanhar a carne na hora de comer.

Bom, pedi a receita da minha amiga, que posto abaixo. Infelizmente, não fiz uma foto na hora, por isso coloco aqui uma foto meramente ilustrativa.

Molho Barbecue

Ingredientes

– 5 colheres de sopa de azeite
– 3 cebolas picadas
– 2 dentes de alho esmagados
– 200 gr de polpa de tomate
– 4 colheres de sopa de vinagre branco
– 2 xícaras de chá de vinho branco seco
– 2 colheres de sopa de molho inglês
– 1 maço de tomilho
– 1 folha de louro picada
– 1 colher de chá de mostarda
– 2 colheres de sopa de mel
– sal a gosto
– pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de preparar

Aqueça o azeite, coloque a cebola picada o alho e refogue em fogo baixo. Quando começar a dourar, adicione a polpa de tomate, o vinagre e deixe fritar por 15 minutos. Acrescente o vinho, o molho inglês, o tomilho, o louro e a mostarda. Deixe ferver por 15 minutos, até obter um molho cremoso.

Em seguida acrescente o mel, tempere com o sal e pimenta-do-reino branca e deixe ferver por mais alguns minutos.

Quem sabe você não se anima e prepara uma costelinha neste fim de semana? É uma opção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]