• Carregando...
Chef Philippe Remondeau é proprietário do Chez Philippe Restaurant, em Porto Alegre, e há oito anos promove tour enogastronômico pela França
Chef Philippe Remondeau é proprietário do Chez Philippe Restaurant, em Porto Alegre, e há oito anos promove tour enogastronômico pela França| Foto:

 

Chef Philippe Remondeau é proprietário do Chez Philippe Restaurant, em Porto Alegre, e há oito anos promove tour enogastronômico pela França

Chef Philippe Remondeau é proprietário do Chez Philippe Restaurant, em Porto Alegre, e há oito anos promove tour enogastronômico pela França

É amante da culinária francesa e de bons vinhos? Que tal, então, passar alguns dias na região da Aquitânia, no Sudoeste da França, que reúne uma das maiores áreas vinícolas de toda a Europa? Cometer sim, sem culpa, pecados gastronômicos e, de quebra, tomar um banho de cultura. Passear pelos vinhedos de Bordeaux, saborear taças e taças de verdadeiras preciosidades e provar especialidades como trufas, ameixas, foie gras e ostras. Uma maravilha, não?

A viagem é tentadora e está aberta para quem quiser fazer parte desta aventura saborosa. Serão nove dias, de 14 a 22 de setembro. No roteiro, além de passeios a centros históricos, vilarejos medievais e castelos, estão programadas visitas a caves e vinhedos de Graves, Sauternes, Cahors e a chateaux, que são grandes propriedades produtoras de vinhos, de Gruaud Larose, Pichon Baron, Mercuès, La Vaisinerie, com direito a aulas e degustações. Além de hospedagens em hotéis luxuosos, estão incluídos jantares típicos da culinária regional e em restaurantes estrelados pelo Guia Michelin. Um dos destaques é o almoço  na “Ban des Vendanges”, festa de abertura das vindimas, com harmonização de Grands Crus Classés de Saint Emilion.

Quem faz o convite aos gourmets brasileiros é chef Philippe Remondeau, proprietário do Chez Philippe Restaurant, de Porto Alegre, que irá acompanhar um grupo de, no máximo, 16 pessoas. A ideia desse tour enogastronômico teve início há oito anos, quando alguns de seus clientes pediram que o francês, nascido na comuna de Bagnols-sur-Cèze, os acompanhasse em uma viagem para mostrar as delícias de seu país.

O chef já está no Brasil há 22 anos e, em 2000, abriu seu restaurante, que traz pratos clássicos da culinária francesa e incorpora ingredientes brasileiros como a sua terrine de foie gras com chutney de manga e farofa de caju ou o cordeiro com purê de mandioquinha. Terceira geração de uma família de cozinheiros, Philippe se interessou pela gastronomia quando era adolescente. “Meu pai tinha um hotel-restaurante e, quando fiz 16 anos, ele me colocou para trabalhar. Fui garçom, trabalhei na cozinha e arrumava os quartos.

Depois de um tempo, ele me questionou o que eu queria fazer na vida e disse que havia gostado de ficar na cozinha. Fui, então, fazer um curso de aprendizagem. Depois que me formei, fui trabalhar em restaurantes na Inglaterra, onde conheci minha mulher, que é brasileira”, conta. Quando o casal chegou ao Brasil, Philippe trabalhou em São Paulo, com o chef italiano Giancarlo Bolla, dono do La Tambouille e sócio do Grupo Leopolldo. Em 1995, mudou-se para Porto Alegre, após receber um convite para comandar a cozinha do Hotel San Rafael, onde ficou por cinco anos. Depois desta experiência, decidiu abrir seu próprio restaurante, que já foi eleito por diversas vezes como o melhor francês da capital gaúcha e hoje ocupa um belo casarão tombado pelo patrimônio histórico.

Onde: Chez Philippe Restaurant. – Av. Independência, 1.005, Porto Alegre (RS). www.chezphilippe.com.br – (51) 3312-5333.

Sobre o tour gastronômico ao Sudoeste da França: Biarritz Turismo: grupos@biarritz.com.br e (51) 3026-2233.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]