• Carregando...
O técnico Fernando Diniz virou motivo de memes e piadas na internet durante a Copa do Mundo.
O técnico Fernando Diniz virou motivo de memes e piadas na internet durante a Copa do Mundo.| Foto:

A proposta de jogo feita por Fernando Diniz, técnico do Atlético, está virando referência durante a Copa do Mundo 2018. E não de uma maneira positiva. As equipes do Mundial que dão prioridade à posse de bola e à saída de jogo com toques desde a zaga, acabaram ganhando comparações – irônicas – com o time de Diniz.

A ‘moda’ pegou cedo, logo na partida de estreia do torneio, entre Rússia e Arábia Saudita, vencida pelos donos da casa por 5 a 0. Os sauditas tiveram 60% de posse de bola e trocaram 511 passes, sendo 442 certos (contra 306 e 240 dos donos da casa, respectivamente), mas terminaram a partida goleados. No Twitter, as comparações entre a seleção da Ásia e o Furacão se propagaram rapidamente. Até o grupo humorístico Falha de Cobertura (que faz análises de futebol) brincou com as duas equipes.

No Brasileiro, o Atlético é o time que mais trocou passes certos: 6.175, de acordo com o Footstats. Em média, o Rubro-Negro mantém a posse de bola em 58% do tempo, sem dar chutões mesmo quando apertado na defesa e sem medo de improvisar atletas em posições diferentes das que estão habituados. Apesar disso, ocupa a vice-lanterna, com 9 pontos em 12 rodadas, ostenta uma série de quatro derrotas seguidas e aproveitamento de apenas 25% dos pontos disputados.

Esse contraste entre o futebol em tese mais ousado e a falta de resultados foi o ingrediente perfeito para que comparações com outras seleções se propagassem rapidamente. Casos de Espanha, Argentina, México, Tunísia e até a adversária do Brasil na estreia, a Suíça, foram igualadas ao Rubro-Negro. Aos poucos, bem ao estilo das redes sociais, praticamente tudo que não dava certo no Mundial passou a ser ‘estilo Diniz’. O treinador passou a ser um personagem do Mundial, ao estilo Mick Jagger e seu pé frio.

Mesmo sofrendo pressão no cargo, Diniz segue no comando do Atlético durante a pausa para a Copa. A diretoria rubro-negra chegou a se reunir para discutir uma eventual substituição, mas nenhuma posição foi divulgada oficialmente pelo clube. A expectativa é de que a resposta sobre o futuro do treinador seja dada no próximo dia 25, quando elenco e comissão técnica se reapresentam no CT do Caju.

Confira as principais postagens:

Falha de Cobertura (já está no momento da comparação)

 

Na partida de estreia, entre Rússia x Arábia Saudita

 

 

Na partida entre Portugal x Espanha

Nas demais partidas

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]