• Carregando...
Torcedora argentina lamenta o desempenho da equipe no jogo contra a Croácia. Foto: Adriano Ribeiro/ Gazeta do Povo
Torcedora argentina lamenta o desempenho da equipe no jogo contra a Croácia. Foto: Adriano Ribeiro/ Gazeta do Povo| Foto:

De Adriano Ribeiro, enviado especial a Moscou

O oitavo dia da Copa do Mundo 2018 foi trágico para os sul-americanos que entraram em ação. O Peru foi eliminado do torneio, enquanto a Argentina parece ir pelo mesmo caminho após a derrota por 3 a 0 para a Croácia. A reportagem da Gazeta do Povo acompanhou os jogos desta quinta-feira (21) no meio das torcidas dos nossos vizinhos na Fan Fest de Moscou e viu de perto as lágrimas dos peruanos e o desespero dos hinchas argentinos.

Messi e cia são a grande decepção do Mundial. Em cerca de duas horas, os hermanos foram da empolgação à revolta. Milhares de argentinos assistiram ao jogo nos telões oficiais montados pela Fifa na capital russa. A torcida albiceleste é uma das maiores na cidade e não demorou muito para a Fan Fest ganhar as cores da seleção.

Os cantos característicos (incluindo os provocativos ao Brasil) deram o tom na etapa inicial. Com apenas um lance de real perigo na primeira parte do jogo, a torcida celebrou mesmo quando Diego Maradona apareceu no telão. Na fase atual, parece que só ele é capaz de fazer os argentinos sorrirem.

Torcida argentina na Fan Fest em Moscou. Foto: Adriano Ribeiro/ Gazeta do Povo

O pesadelo começou a se construir no segundo tempo na falha bizarra do goleiro Caballero que resultou no belo gol de Rebic. A partir daí, os gritos de incentivo se transformaram em xingamentos ao arqueiro e ao técnico Jorge Sampaoli. Messi foi poupado (por enquanto). Houve quem, por nervosismo, optou por se abaixar no meio da multidão e não olhar mais o jogo. Decisão sábia. Não precisou ver os outros dois gols croatas.

A festa ganhou clima de velório. “Independentemente do Messi fazer gol ou não, temos que jogar em equipe, construir alguma coisa. Já é um problema antigo nosso”, reclama Leandro Gonzalez, torcedor que veio de Córdoba para Moscou. Foi um dos poucos que aceitou dar entrevista após o passeio sofrido.

Imagem da torcedora argentina na Fan Fest em Moscou. Foto: Adriano Ribeiro/ Gazeta do Povo

Choro e orgulho peruano

Os peruanos já haviam entrado em campo antes da Argentina – também amargando um resultado ruim. Não eram favoritos contra a França, mas precisavam de pelo menos um ponto para seguirem vivos no Mundial. A esperança das centenas de torcedores deu lugar à angústia quando Mbappé abriu o placar aos 33 do primeiro tempo. Foi o único gol do jogo. Peru eliminado.

O apito final trouxe as lágrimas. Vários torcedores choraram. Mas o sentimento que prevaleceu foi o orgulho pelo retorno da seleção à Copa depois de 36 anos.

“Ficamos tristes por não passar para a próxima fase, mas estamos orgulhosos porque essa seleção nos deu muito, uniu o país”, destacou o torcedor José Loreto. “Estou muito feliz. Voltamos ao Mundial depois de muito tempo e agora espero que o Brasil seja campeão”, comentou outra torcedora peruana, Maria Luiza Seijas.

Torcida peruana na Fan Fest em Moscou. Foto: Adriano Ribeiro/ Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]