• Carregando...
Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia
Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia| Foto:

DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – As torcidas de Inglaterra e Croácia esquentaram o clima das arquibancadas da Copa do Mundo 2018. Diferentemente da outra semifinal, em que a França superou a Bélgica, o duelo entre as duas equipes teve faixas, instrumentos musicais e gritos sem parar em Moscou.

Ingleses e croatas compareceram em grande número ao Estádio Luzhniki, palco da final do Mundial, no próximo domingo (15), ao meio-dia. E a divisão com cada grupo ocupando o setor atrás de uma das metas já favoreceu para o ambiente de “clássico regional” do antepenúltimo duelo do torneio, que contou com público de 78.011.

O comportamento das duas torcidas no Luzhniki foi uma exceção na Copa do Mundo da Rússia. Diante da série de restrições impostas pela Fifa, como para o tamanho de faixas e bandeiras, da padronização dos estádios, e dos torcedores do mesmo país, muitas vezes ficarem separados, o clima dos jogos normalmente é morno.

LEIA MAIS: Jogador da Croácia que fez saudação polêmica é perseguido por torcida da Rússia

Na guerra pelo incentivo, os ingleses acabaram favorecidos pelo gol de Trippier logo aos seis minutos de duelo. A falta cobrada por cima da barreira, do outro lado do gramado, fez os fãs da seleção dos Three Lions (Três Leões) explodir em festa. Foi a senha para entoar o tema do momento: “football’ coming home”.

Original de 1996, a música “Three Lions” foi lançada como um incentivo ao time inglês no campeonato Europeu daquela temporada, disputado em casa. O verso “futebol, está voltando para casa”, faz referência às origens do esporte na Inglaterra. Com a boa campanha, a canção da banda, Lightning Seeds, voltou à tona.

Os croatas, por sua vez, sentiram o golpe de largar logo em desvantagem no marcador. Entretanto, quando a seleção rondou o gol de Pickford, os torcedores foram no embalo. Com aplausos e incentivo, todos com a tradicional camisa quadriculada em vermelho e branco.

A redenção veio apenas no segundo tempo, com o gol de empate, em desvio de Perisic. A igualdade no marcador, e a pressão pelo triunfo para chegar à final, adicionou tensão aos dois grupos de torcedores em Moscou. Sentimento que acabou ampliado com a disputa da prorrogação.

Ao final, vitória de virada dos croatas por 2 a 1 uma torcida só feliz no Luzhniki.

>>Mercado da bola: quem chegou e saiu do seu clube durante a Copa do Mundo 2018

>> Atlético-PR divulga carta em defesa do ídolo Fernandinho

>> Copa do Mundo 2018 faz disparar casos de assédio sexual na Rússia

>> 10 jogadores da Copa que poderiam reforçar seu clube no Brasileirão

>> Publicitário cria alfabeto inspirado em quedas de Neymar

>> A seleção da Bélgica é como Legião Urbana e Raul Seixas: o problema são os fãs

>> Videogame antecipou eliminação do Brasil para Bélgica e aponta França campeã

>> Supere a tristeza deixada pela seleção, esse time não merece

>> Canarinho Pistola, Psicopata do Hexa, Galvão em chamas, o que vai deixar saudade da Copa

>> Galvão Bueno diz que Copa do Mundo não resolveria problemas do país

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]