• Carregando...
Menino Modric, o candidato a craque da Copa forjado entre granadas e canhões
| Foto:

DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – Luka Modric é o cérebro e motor da Croácia, finalista inédita da Copa do Mundo 2018. Camisa 10 da seleção de seu país, o jogador do Real Madrid já fez dois gols, deu uma assistência e correu 63 quilômetros em 643 minutos, recordista em deslocamento do torneio (até porque fez seis jogos).

Diante da França, no próximo domingo (15),  ao meio-dia, Modric, 32 anos, terá a principal oportunidade numa carreira de futebol que, por pouco, não existiu. Aos seis anos, foi considerado “muito magro” e tímido” para praticar o esporte e acabou dispensado na primeira tentativa de integrar um clube, o croata Hajduk Split.

LEIA MAIS: Conheça a história de Modric, candidato a melhor da Copa que é odiado em seu país

A frustração de uma criança com o esporte preferido, entretanto, era das menores preocupações da família do craque. Nascido em 1985, Modric encarou logo na infância a Guerra dos Balcãs, conflito na então República Socialista Federativa da Iugoslávia, que envolveu croatas e sérvios.

O pai do atleta, Stipe, foi obrigado a se alistar ao exército croata. E o avô de Modric, também chamado Luka, acabou fuzilado por sérvios próximo da casa da família, em Obrovac. Diante disso, a mãe reuniu a todos e buscou abrigo no Kolovare Hotel, em Zadar. E num cenário de morte, o meia se refugiou na companhia inseparável da bola.

Modric em clube da infância. Reprodução

“Nós fomos forçados a viver em campos de refugiados. E o som das granadas e bombas nos atormentava o tempo todo. Meu pai não tinha dinheiro para me comprar chuteiras, mas eu insisti em treinar. Passava o tempo chutando uma bola de papel”, relembrou Modric, em entrevista recente.

LEIA MAIS: Sensação da fase inicial, com 17 revisões, VAR “some” dos jogos decisivos da Copa

O futebol foi entrar na vida do craque croata, de forma definitiva, somente aos 15 anos, quando foi incorporado ao Dínamo Zagreb. Acabou emprestado para uma equipe da Bósnia-Herzegovina, o Zrinjski Moskar, quando foi eleito o melhor jogador da liga do país.

O salto na carreira ocorreu em 2008, ao ser negociado com o Tottenham, da Inglaterra. De lá, partiu para o Real Madrid em 2012. E, desde então, é titular do clube mais importante do planeta, onde já levantou quatro Liga dos Campeões e três canecos do Mundial-Interclubes.

LEIA MAIS: Veja os palpites para a final e disputa do 3º lugar da Copa 2018

LEIA MAIS: Ingleses e croatas ignoram ‘padrão Fifa’ das arenas e semi ganha clima de ‘clássico’

Nos Merengues, além dos títulos pessoais, virou jogador multimilionário. Renovou recentemente seu contrato até 2020, vínculo que deve ganhar um reforço graças ao brilho no Mundial. Ganha mais de R$ 20 milhões por temporada apenas de salário pago pelo clube.

O grande prêmio, entretanto, está por vir: conquistar a Copa do Mundo. Feito impensável para quem jogava bola em meio ao som dos explosivos e se acostumou a fugir da guerra no quintal de casa. Nada impossível para quem está a 90 minutos de um sonho no Estádio Lujniki.

“Para um país como a Croácia é algo histórico, impressionante estar em uma final de Mundial e estamos muito orgulhosos de este êxito. Mas, não queremos ficar só nisso”, comentou Modric, após o duelo de semifinal vencido diante da Inglaterra (2 a 1).

>>Mercado da bola: quem chegou e saiu do seu clube durante a Copa do Mundo 2018

>> Atlético-PR divulga carta em defesa do ídolo Fernandinho

>> Copa do Mundo 2018 faz disparar casos de assédio sexual na Rússia

>> 10 jogadores da Copa que poderiam reforçar seu clube no Brasileirão

>> Publicitário cria alfabeto inspirado em quedas de Neymar

>> A seleção da Bélgica é como Legião Urbana e Raul Seixas: o problema são os fãs

>> Videogame antecipou eliminação do Brasil para Bélgica e aponta França campeã

>> Supere a tristeza deixada pela seleção, esse time não merece

>> Canarinho Pistola, Psicopata do Hexa, Galvão em chamas, o que vai deixar saudade da Copa

>> Galvão Bueno diz que Copa do Mundo não resolveria problemas do país

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]