• Carregando...
Reunião do Conselho de Ética, nesta terça-feira (14), não chegou a ser aberta, por falta de quórum. Foto: Gazeta do Povo
Reunião do Conselho de Ética, nesta terça-feira (14), não chegou a ser aberta, por falta de quórum. Foto: Gazeta do Povo| Foto:

Por falta de quórum, foi cancelada a reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados marcada para as 10 horas desta terça-feira (14). É a segunda vez que isso ocorre desde o fim do recesso parlamentar de julho. Nas duas situações, a análise do caso do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) ficou prejudicada.

Meurer é alvo de uma representação do PSOL e da REDE, que buscam a cassação do mandato do paranaense por quebra de decoro parlamentar, na esteira de uma condenação pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.

A condenação, unânime, pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorreu em 29 de maio último. A representação contra o pepista no Conselho de Ética começou a tramitar já no mês seguinte, em junho. A defesa dele ainda aguarda a publicação do acórdão pelo STF para estudar eventuais recursos.

Nesta terça-feira (14), estava prevista na pauta da reunião do Conselho de Ética a apresentação e discussão do parecer preliminar sobre a representação contra Meurer. O documento, de responsabilidade do relator do caso, deputado federal Mauro Lopes (MDB-MG), vai indicar se é o caso de arquivar a representação ou dar prosseguimento a ela, com abertura de prazos para ouvir testemunhas e a defesa do parlamentar do Paraná.

Mauro Lopes era um dos parlamentares ausentes na reunião desta terça-feira (14). Apenas oito nomes registraram presença no local da reunião. Para que a pauta pudesse ser colocada em discussão, era necessária a presença de pelo menos 11 membros, titulares ou suplentes. Ainda não há uma nova data para a realização da reunião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]