• Carregando...
Deputado federal Mauro Lopes (MDB-MG). Foto: Lúcio Bernardo Junior/Arquivo Câmara dos Deputados
Deputado federal Mauro Lopes (MDB-MG). Foto: Lúcio Bernardo Junior/Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (DEM-BA), escolheu nesta quarta-feira (11) o deputado federal Mauro Lopes, do MDB de Minas Gerais, para ser o relator do processo disciplinar instaurado contra o deputado federal pelo Paraná Nelson Meurer (PP), por quebra de decoro parlamentar.

Caberá ao relator produzir um parecer sobre eventual punição a Nelson Meurer, em função da condenação do paranaense pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na esteira da Operação Lava Jato. A punição máxima é a cassação do mandato. O processo disciplinar foi instaurado no Conselho de Ética no último dia 4, a pedido de dois partidos políticos, REDE e PSOL.

O nome de Mauro Lopes não estava na primeira lista tríplice formada a partir de um sorteio realizado na data de instauração do processo disciplinar. Naquele dia, foram sorteados Izalci Lucas (PSDB-DF), José Carlos Araújo (PR-BA) e Pompeo de Mattos (PDT-RS). Mas, ao abrir a reunião do Conselho de Ética nesta quarta-feira (11), o presidente do colegiado informou que Izalci Lucas pediu a retirada do seu nome da lista tríplice e um novo sorteio foi realizado para substitui-lo.

Ao sortear o nome de Mauro Lopes, o presidente do Conselho de Ética anunciou já na sequência que o parlamentar de Minas Gerais era o escolhido para ser o relator do caso Meurer, por ser “um dos mais assíduos” do colegiado.

Mauro Lopes, assim como Nelson Meurer, está no seu sexto mandato consecutivo na Casa. Há outra coincidência: no Conselho de Ética, ambos votaram em meados de 2016 contra o parecer que pedia a cassação do mandato de Eduardo Cunha (MDB-RJ), hoje preso no âmbito da Operação Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]