• Carregando...
Deputado federal Alex Canziani (PTB-PR). Foto: Luis Macedo/Arquivo Câmara dos Deputados
Deputado federal Alex Canziani (PTB-PR). Foto: Luis Macedo/Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), derrotado no último domingo (7) na corrida ao Senado, foi à tribuna da Câmara dos Deputados para falar sobre o resultado das eleições. No microfone do plenário, ele lamentou o apoio tardio que recebeu do candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), responsável pela vitória de parlamentares Brasil afora – o ex-nanico PSL terá a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados na legislatura que se inicia em 2019.

“Bolsonaro acabou fazendo um vídeo para a nossa candidatura ao Senado — é uma pena que chegou nos últimos dias e acabou não tendo o impacto que poderia —, e nós vamos, por gratidão e por acharmos que é o melhor projeto, percorrer o Estado do Paraná e levar o nome do Bolsonaro nestes próximos dias”, declarou Canziani, já antecipando posição no segundo turno da corrida ao Palácio do Planalto.

O tal vídeo mencionado por ele, registrou o Caixa Zero, foi divulgado às vésperas do primeiro turno da eleição, quando o PTB do paranaense ainda integrava formalmente a chapa de outro presidenciável, o tucano Geraldo Alckmin.

“Eleição difícil”

De acordo com Canziani, a eleição que definiu dois novos senadores do Paraná foi “difícil”, com “mais de dez concorrentes”, incluindo figuras já conhecidas do eleitorado. “Apesar de no sábado (6) o Ibope ter feito uma pesquisa dizendo que a eleição estava embolada, não foi isso que aconteceu no domingo (7) quando foram abertas as urnas. Acabamos ficando em quarto lugar no Estado do Paraná com 1 milhão e 300 mil votos”, lamenta ele.

As duas cadeiras do Paraná no Senado foram preenchidas por um novato, Oriovisto Guimarães (PODE), e por um ex-senador e ex-vice-governador do Paraná, Flávio Arns (REDE).

“Eleição atípica”

Canziani também fez uma avaliação geral sobre o cenário pós-urnas. Disse que, ao contrário do que se imaginava, a renovação foi grande. “Esta eleição foi uma eleição atípica, sem dúvida alguma. Todos achavam que no Brasil nós teríamos uma menor renovação, em função do próprio fundo eleitoral, em função de que o próprio fundo estaria destinado aos deputados com mandato. A visão que se tinha, inclusive a própria imprensa e observadores da política, era de que nesta eleição nós teríamos uma renovação muito pequena. Mas o que se viu foi exatamente o contrário: uma grande renovação”, afirmou ele.

Herdeira na política

Em tom de despedida, Canziani também agradeceu os votos recebidos: “O número não foi o necessário para que pudéssemos chegar à vitória, mas eu saio muito agradecido. Depois de 30 anos de vida pública, que começou quando fui eleito vereador na cidade de Londrina — há exatamente 30 anos —, encerrar meu quinto mandato de deputado federal, sem dúvida alguma, é motivo de grande alegria, de grande orgulho para nós. Vejo que deixei um legado importante, principalmente na área da educação”.

Ao final, o petebista também falou da vitória da filha Luísa Canziani (PTB), eleita deputada federal pelo Paraná no último domingo (7) com ajuda do sobrenome.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]