• Carregando...
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados| Foto:

Dos 30 deputados federais que representam o Paraná em Brasília, 25 querem mais um mandato de quatro anos na Câmara dos Deputados. O prazo para registro de candidaturas às eleições de outubro terminou às 19 horas desta quarta-feira (15). São eles: Alfredo Kaefer (PP), Aliel Machado (PSB), Assis do Couto (PDT), Christiane Yared (PR), Diego Garcia (PODE), Edmar Arruda (PSD), Enio Verri (PT), Evandro Roman (PSD), Giacobo (PR), Hermes Frangão Parcianello (MDB), Leandre (PV), Leopoldo Meyer (PSB), Luciano Ducci (PSB), Luiz Carlos Hauly (PSDB), Luiz Nishimori (PR), Osmar Bertoldi (DEM), Osmar Serraglio (PP), Ricardo Barros (PP), Valdir Rossoni (PSDB), Rubens Bueno (PPS), Sandro Alex (PSD), Sérgio Souza (MDB), Takayama (PSC), Toninho Wandscheer (PROS) e Zeca Dirceu (PT).

Dos cinco parlamentares que vão se despedir da Câmara dos Deputados em dezembro, três se inscreveram para outras vagas do pleito de 2018. O deputado federal Alex Canziani (PTB) quer conquistar uma cadeira no Senado; Fernando Francischini (PSL) quer ser eleito deputado estadual; e João Arruda (MDB) se lançou candidato ao governo do Paraná.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

Tanto Canziani quanto Francischini têm filhos querendo “herdar” a cadeira dos pais em Brasília. Luisa Canziani (PTB) e Felipe Francischini (PSL) se inscreveram na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Apenas dois parlamentares da atual bancada do Paraná não buscam a reeleição, e nenhum outro cargo eletivo: Dilceu Sperafico (PP) e Nelson Meurer (PP), ambos já no sexto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.

Os dois pepistas, contudo, também querem deixar “herdeiros”. Sperafico se tornou cabo eleitoral de Schiavinato (PP); Meurer vai tentar transferir votos para um colega de bancada, o deputado federal Giacobo.

Mudanças

Ao longo de 2018, outros deputados federais também ensaiaram se lançar candidatos ao Senado. Caso de Christiane Yared, de Takayama e de Francischini. Desistiram às vésperas do registro de candidatura.

Rubens Bueno também chegou a cogitar a vaga na Casa vizinha, mas os planos não seguiram para frente.

Outro que quase deixou de lado a tentativa de reeleição foi Luciano Ducci, cotado para ser candidato a vice-presidente da República na chapa que o PSB costurava com Ciro Gomes (PDT), e que não vingou.

Total

Até as 13 horas desta sexta-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia confirmado o registro de 429 pessoas à cadeira de deputado federal pelo Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]