• Carregando...
Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Foto: Marcos Oliveira/Arquivo Agência Senado
Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Foto: Marcos Oliveira/Arquivo Agência Senado| Foto:

A senadora pelo Paraná Gleisi Hoffmann (PT) começa a ser julgada pelos cinco ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima terça-feira (19), no âmbito da ação penal 1003, na qual responde pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, na esteira da Operação Lava Jato. E embora possivelmente não haja tempo para que o julgamento seja encerrado ainda naquele dia, o trâmite do processo já é considerado célere na comparação com os casos sob o guarda-chuva da Corte máxima. Foram mais de 3 anos desde a abertura da investigação (09/03/2015) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), passando pelo oferecimento da denúncia (06/05/2016) e o acolhimento dela pelo STF (27/09/2016), até a data do julgamento (19/06/2018).

O caso

Na ação penal que agora chega à sua etapa final, a PGR acusa a senadora e o seu marido, o ex-ministro das gestões petistas Paulo Bernardo, além do empresário de Curitiba Ernesto Kugler Rodrigues, de receberem R$ 1 milhão do esquema de corrupção da Petrobras para aplicar na campanha eleitoral da petista ao Senado, no ano de 2010. Os três réus negam terem cometido crimes e dão outras versões às narrativas da PGR.

LEIA TAMBÉM: Acompanhe os processos envolvendo parlamentares do Paraná.

Na denúncia, a PGR narra que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa teria providenciado R$ 1 milhão para a campanha eleitoral de Gleisi a pedido de Paulo Bernardo. E a operação teria sido feita pelo doleiro Alberto Youssef, com a ajuda do advogado Antonio Carlos Pieruccini. Antigo parceiro de Youssef, Pieruccini sustenta que pegou o dinheiro no escritório do doleiro em São Paulo e levou para Curitiba, onde entregou para o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, amigo do casal.

Outro lado

Ao saber da data do julgamento, Gleisi se manifestou através de uma nota. Nela, a senadora entende que foi “injustamente denunciada, sem qualquer prova ou indício de crime”, mas que recebe com “serenidade” a informação sobre seu julgamento.

“Trata-se de acusação forjada nos subterrâneos da Lava Jato, onde criminosos condenados negociam benefícios penais e financeiros em troca de delações mentirosas, que servem à perseguição política contra o PT e os nossos dirigentes. No meu caso, a cada falsidade desmascarada durante o processo, os criminosos foram mudando seus depoimentos e mentindo cada vez mais. É escandaloso que a PGR tenha oferecido denúncia contra mim em vez de punir os que são acobertados pela Lava Jato”, escreveu ela.

A paranaense também disse que “nada vai apagar o sofrimento causado a mim e a minha família, os danos a minha imagem pessoal e política, mas vejo com alívio o dia em que a Justiça terá a oportunidade de me absolver e restaurar a verdade”.

Gleisi será a segunda parlamentar federal a ser julgada pelo STF no âmbito da Operação Lava Jato. Recentemente, o deputado federal Nelson Meurer (PP), também da bancada do Paraná, foi condenado na ação penal 996, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

LEIA MAIS:

Investigadores da Lava Jato atuam como “justiceiros”, diz Gleisi em entrevista.

Se Gleisi perder o mandato, como quer a PGR, vaga fica para um “inusitado” suplente.

No STF, Requião defende Gleisi e ataca PMDB: “próxima reunião será na Papuda”.

Interrogada no STF, Gleisi se irrita com pergunta; assista.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]