• Carregando...
Parlamentares da oposição seguram cartaz contra urgência de votação e em protesto contra o Governo Temer. Foto: J.Batista/Câmara dos Deputados
Parlamentares da oposição seguram cartaz contra urgência de votação e em protesto contra o Governo Temer. Foto: J.Batista/Câmara dos Deputados| Foto:

Dos 30 deputados federais da bancada do Paraná, oito votaram contra a urgência da votação da reforma trabalhista, uma das prioridades do Governo Temer, e outros sete paranaenses estavam ausentes no momento da deliberação. A votação ocorreu na noite de hoje (18).

Na prática, isso significa que metade da bancada do Paraná contribuiu para o placar final desfavorável ao Planalto: no total, foram 230 votos favoráveis ao requerimento que pedia a urgência, 163 votos contrários e uma abstenção. Eram necessários ao menos 257 votos para aprovar a urgência.

Oficialmente, considerando o número de legendas que integram a oposição, o Governo Temer possui ampla maioria na Câmara dos Deputados: oposicionistas representam apenas cerca de 100 dos 513 parlamentares. Mas, a votação do requerimento de urgência revelou que houve “traição” dentro da base aliada.

Cinco paranaenses que pertencem a siglas da base aliada optaram por votar contra a urgência: Christiane Yared (PR); Fernando Francischini (SD); João Arruda (PMDB); Leopoldo Meyer (PSB); e Luciano Ducci (PSB).

Dos sete paranaenses ausentes, cinco pertencem à base aliada: Diego Garcia (PHS); Edmar Arruda (PSD); Hermes Parcianello (PMDB); Luiz Nishimori (PR); e Osmar Bertoldi (DEM). Também estavam ausentes a líder do PV, Leandre Dal Ponte, que se coloca como independente, e o petista Ênio Verri, da oposição.

O requerimento de urgência, se aprovado, encurtaria os prazos para votação em plenário. Agora, o projeto de lei 6787/2016 (reforma trabalhista) precisa seguir os prazos normais. A rejeição da urgência foi comemorada por parlamentares da oposição.

Veja o posicionamento dos paranaenses logo abaixo.

 

VOTARAM CONTRA A URGÊNCIA:

Aliel Machado (REDE)

Assis do Couto (PDT)

Christiane Yared (PR)

Fernando Francischini (SD)

João Arruda (PMDB)

Leopoldo Meyer (PSB)

Luciano Ducci (PSB)

Zeca Dirceu (PT)

 

VOTARAM A FAVOR DA URGÊNCIA:

Alex Canziani (PTB)

Alfredo Kaefer (PSL)

Dilceu Sperafico (PP)

Evandro Roman (PSD)

Giacobo (PR)

Luiz Carlos Hauly (PSDB)

Nelson Meurer (PP)

Nelson Padovani (PSDB)

Reinhold Stephanes (PSD)

Rocha Loures (PMDB)

Rubens Bueno (PPS)

Sandro Alex (PSD)

Sergio Souza (PMDB)

Takayama (PSC)

Toninho Wandscheer (PROS)

 

NÃO PARTICIPARAM DA VOTAÇÃO:

Diego Garcia (PHS)

Edmar Arruda (PSD)

Ênio Verri (PT)

Hermes Parcianello (PMDB)

Leandre (PV)

Luiz Nishimori (PR)

Osmar Bertoldi (DEM)

 

Fonte: Câmara dos Deputados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]