• Carregando...

Talvez a peça mais importante composta por Claude Debussy tenha sido este “Prelúdio para o entardecer de um fauno”, de 1894. A ideia do compositor, de quem se celebram em 2012 os 150 anos de nascimento, era fazer uma suíte em três partes, mas ele só escreveu a primeira.

Há quem diga que a peça é o nascimento da música moderna. E não é qualquer um: quem diz isso é Pierre Boulez, o homem que está regendo a gravação deste vídeo, com a orquestra Philarmonia.

A harmonia da música, baseada em tons inteiros, quase não é mais tonal. Era o princípio de uma revolução que levaria a novos sistemas no século seguinte.

A peça se baseia em um poema de Stéphane Mallarmé (dizem que ele não gostou de ver o poema musicado. Fala de um fauno (um ser da mitologia grega) e de seus desejos sexuais. O próprio Debussy falou sobre o que era a música:

“A música deste prelúdio é uma ilustração muito livre do belo poema de Mallarmé. De jeito nenhum é uma tentativa de ser uma síntese do poema. É mais uma sucessão de cenas por que passam os desejos e os sonhos do fauno no calor da tarde. Depois, cansado de perseguir as tímidas ninfas e náiades em fuga, ele cai num sono profundo, no qual pode finalmente realizar seus sonhos de posse na Natureza universal”.

Em 1912, Vaslav Nijinsky fez uma coreografia ousada para a música, tida como bastante sensual na época. Alguns trechos foram filmados e podem ser visto neste vídeo.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]