• Carregando...
Arquivo fornecido por Pixabay: https://pixabay.com/pt/teatro-luz-ilumina%C3%A7%C3%A3o-430552/
Arquivo fornecido por Pixabay: https://pixabay.com/pt/teatro-luz-ilumina%C3%A7%C3%A3o-430552/| Foto:

Leve seu filho autista ao teatro. Se ele estiver em uma aula de teatro, com certeza isso será bem bacana. Mas… não é sobre isso que vim falar hoje. Você já pensou em você fazer teatro e como isso pode melhorar a vida de seu filho ou filha com autismo? É isso aí! Vamos deixar os pequenos “de molho” e bora trabalhar em nós mesmos melhorias para o tratamento deles?

A primeira coisa que você, mãe ou pai deve estar pensando é: eu não tenho tempo para isso! E, acredite, eu entendo que sua vida é muito corrida. Eu realmente já cheguei a momentos em minha vida que eu tive que marcar na minha agenda horário para tomar banho (sério!). Mas… Isso não é desculpaaaaa! E eu sei, porque usei muito essa argumentação. Então engane a si mesmo, seu terapeuta sua família… Mas tu não engana a tia Hanna aqui, não! Porque essa coisa do tempo eu já usava ó… Há muito tempo.

Você tem que arranjar tempo para você! É preciso que você tenha um tempo reservado longe de seu contexto habitual: sem a presença de filhos, casa, trabalho. Você precisa fazer essa higiene mental pelo menos uma vez por semana. E eu juro que, se você se forçar, você vai conseguir disponibilizar esse pouquinho de tempo. Não é mais que uma ou duas horinhas por semana, então, sim, você consegue. E, eu garanto, isso vai ter reflexos incríveis na sua produtividade, humor e até energia.

Segundo que teatro também mexe bastante o corpo e você aproveita para fazer um pouquinho de exercícios. Não que supra sua necessidade de exercícios físicos (não vou comentar este assunto porque eu não vou ser hipócrita e dizer que estou fazendo exercícios físicos, pois não estou; mas deveria). Mas também é uma forma de você mexer um pouco com seu corpo e explorá-lo, tomando mais consciência dessa carcaça maravilhosa que nos envolve.

Mas falemos dos benefícios de você realizar aula de teatro e o que isso vai trazer a seu filho:

Vou deixar aqui algumas indicações de locais que acho bem bacanas para fazer aula. E eu não tô ganhando nada para citar os lugares não, então, se estou citando aqui é porque realmente eu curto o trabalho desse povo e porque acho que pode auxiliar vocês.

Comparsaria Cênica: O prof. Hélio (que foi meu professor de teatro) trabalha com a metodologia do circo-teatro, que é extremamente interessante. Eu desenvolvi muito minha capacidade de melhorar minhas brincadeiras com minhas filhas, de explorar o lado lúdico, de acessar um humor mais físico durante as atividades através das aulas dele. E isso que é bacana, você está lá simplesmente para fazer teatro e sai com um conhecimento que pode usar de forma consistente no cuidado com seu filho/filha com autismo.

Antropofocus (aulas/workshop de improvisação): Amo o trabalho deles, mas nunca fiz aula com eles. Estou indicando pois sei que eles fazem um trabalho maravilhoso com relação à improvisação. São uma companhia que oferece cursos que realmente podem agregar. Jogos de improvisação desenvolvem agilidade de raciocínio, humor físico, conhecimento corporal, trabalho em grupo, enfim… vários conceitos que podem ser extremamente aproveitados em sua lida diária com seu filho. Eu realmente tenho uma tese pessoal que a dinâmica do improviso, de fazer escada e cortar, é algo que pode ser utilizado para desenvolver a capacidade de a criança autista aprender sobre humor, mas sei que estou indo longe demais aqui, então, calei-me e fica a dica.

Cléo Fagundes: A Cléo é uma contadora de histórias que eu AMO de paixão. Eu babo pelo trabalho dela. Já tive algumas aulas de teatro com ela também. Ela tem um trabalho lindo chamado “Sobre Lendas e Mulheres” com a Lua (outra atriz que, pelo amor de Deus, que pessoa incrível). Mas ela também trabalha com contação de histórias e dá workshop sobre o tema frequentemente. Não sei se há algum previsto para logo, mas é algo que vale a pena e ajuda muito. Entender o papel do contador de histórias auxilia a trabalhar com seu filho a interpretação de texto e a contextualização de conhecimentos ao tornar sua linguagem atrativa ao expectador (no caso, seu baby).

É importante destacar que nenhuma dessas aulas foca em autismo, e nem vá até essas aulas pensando em aprender para utilizar com seu filho. A coisa surge de forma natural: são insights que você vai tendo naturalmente ao experimentar esses aprendizados e a vida cotidiana em casa. Fazer teatro é uma experiência agregadora a pais e mães de crianças autistas, e tenho certeza que lhe trará muitos benefícios.

Grande beijo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]