• Carregando...
O balde mágico
| Foto:
Acervo pessoal
José Fernando quando ainda cabia no balde.

José está com quase um ano e o balde de banho dele ficou muito apertado. Agora ele não fica mais quietinho lá dentro, só curtindo a água morna. Quer ficar logo em pé, sair do balde para mexer em qualquer outra coisa que lhe chame atenção.

Talvez seja a hora de tentar um balde maior. Já vi reportagens com crianças de quatro anos tomando banho no balde – nesse caso, um balde normalmente usado para jogar lixo que foi adaptado para a função. Na matéria, os pais estavam fazendo um curso sobre esse estilo de banho para os pequenos.

E por que tanto empenho em colocar uma criança para tomar banho dentro de um balde? Por causa do incrível poder calmante que ele tem. Dizem que a água morna e o apertadinho do balde lembram a sensação de estar no útero. Isso deixaria as crianças – principalmente as recém-nascidas — mais relaxadas.

No caso do José Fernando, era ótimo para ajudar a colocar ele para dormir. Algumas vezes, tirava o José do banho bocejando e terminava de vestir ele já dormindo.Também é uma boa dica para acalmar choros de manha e ajudar a aliviar cólicas, tão comuns nos primeiros meses.

Mas é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro com a temperatura da água, que deve estar morna – teste no antebraço. Segundo, preste atenção em como segura o bebê, para que ele não se afogue. Também é preciso tomar cuidado com o nível da água para que o bebê fique submerso, mas que a água não derrame. Por fim, lembre-se que esse não é um banho para limpar. É para relaxar.

Eu sei que às vezes é irresistível usar um pouquinho de sabonete, mas é só um pouquinho mesmo – porque depois fica impossível tirar o sabão. Nesse caso, para perfumar, melhor que o sabonete é um pouco de chá de camomila. Fica um cheiro ótimo e ainda ajuda a relaxar.


Sobre preços:

Você vai encontrar baldes de banho por até R$ 100 ou um pouco mais. Mas no super-mercado é possivel achar o produto bem mais em conta. No que usei para José Fernando eu paguei uns R$ 30.
Também é possível usar um balde normal. Só é preciso que ele seja grande o suficiente para caber o bebê, transparente para ser possível ver como a criança está acomodada e ter as bordas mais arredondadas, para evitar acidentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]