• Carregando...
Quatro constatações sobre a amamentação
| Foto:
Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A matéria de capa do Caderno Saúde da Gazeta do Povo, publicado na última quarta-feira, tratava sobre mitos e verdades da amamentação. Recomendo a leitura a todas as mães de primeira viagem — principalmente para quem ainda está grávida. A matéria ajuda a afastar alguns dos medos que surgem a respeito desse momento tão especial e também tira as dúvidas mais comuns.

Após praticamente um ano dando de mamar ao José Fernando, não posso dizer que sou uma especialista no assunto, mas acho que já aprendia alguma coisa. A seguir, seguem quatro constatações minhas a respeito da amamentação:

1. Amamentar é muito mais prático

O leite do peito sai limpinho, na temperatura ideal, com os nutrientes necessários e, normalmente, na quantidade necessária para o bebê saciar a fome. Sem contar que é de graça. Quando você estiver na rotina de ferver água, esterilizar mamadeira e buscar promoções por leite mais em conta vai sentir saudades de quando ele mamava no peito.

2. Você sentirá cólicas nas primeiras vezes que der mamar

Não sei se só eu não sabia disso, mas fiquei impressionada com a cólica que senti nas primeiras vezes em que dei mamar a José Fernando. Isso acontece porque o nosso útero se contrai quando o bebê suga o leite. É uma conexão incrível – e, na minha opinião, mágica – do nosso corpo. Então, prepare-se, as cólicas virão. Mas em dois dias elas já somem.

3. Todo o segredo está na pega

Durante a gestação preparamos o seio para a amamentação ( somos orientadas a tomar sol, passar bucha vegetal…). Todas as medidas são importantes, mas se o bebê não pegar direito, o bico do seio vai rachar de qualquer jeito. Além disso, ele não vai mamar bem. Isso resultará em choro e baixo ganho de peso. Meu conselho: se o bebê não acertou a pega de primeira – eu tive sorte e o José pegou direitinho –, tire ele do seio e peça ajuda da enfermeira para que ele fique corretamente no seio.

4. Fissuras vão aparecer e devem ser tratadas

Mesmo que o bebê acerte a pega e a mama tenha sido bem preparada, as rachaduras no bico do seio no começo da amamentação podem ocorrer. No meu caso, ocorreram poucas fissuras. Segundo a médica que me atendeu na maternidade, é uma reação normal do corpo no início da amamentação. Algumas recomendações que ela me passou evitaram que a situação piorasse: o uso da concha de amamentação e de um óleo para hidratação – recomendado pela médica.

A concha evita que a fissura infeccione, porque não deixa que o seio fique abafado e úmido devido ao leite que vasa. Já o óleo ajuda a fortalecer a pele do seio – mas só deve ser usado com a indicação médica.

Por enquanto, fico por aqui. Mas esse assunto merece uma parte 2. Para isso, gostaria de saber quais são suas dúvidas sobre amamentação. Escreva para o meu e-mail ou deixe um recado.

ps.: O Blog ficou desatualizado nos últimos dias devido a mudanças na minha rotina de trabalho. Mas prometo tentar voltar a escrever com mais frequencia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]