• Carregando...
WENDERSON ARAUJO/WENDERSON ARAUJO
WENDERSON ARAUJO/WENDERSON ARAUJO| Foto:
WENDERSON ARAUJO/WENDERSON ARAUJO

WENDERSON ARAUJO/WENDERSON ARAUJO

Reproduzo, com muito orgulho, nota do Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca e da Prof. Dra. Vera Karam de Chueiri, Diretor e Vice-Diretora da Faculdade de Direito da UFPR, que celebra a indicação do Prof. Dr. Luiz Edson Fachin para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Leia abaixo.

***

A Faculdade de Direito da UFPR celebra Luiz Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal

Os veículos de comunicação anunciam e as redes sociais reverberam a indicação do professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFPR para ocupar uma cadeira do Supremo Tribunal Federal. É o primeiro professor paranaense e primeiro egresso da UFPR que chega a esta posição em nossa República.

O único paranaense que lá esteve, até hoje, havia sido Ubaldino do Amaral (que ficou cerca de um ano e meio na função entre 1894 e 1896), mas numa época em que ainda não havia a hoje centenária Universidade do Paraná e quando os Tribunais Constitucionais não tinham nem de perto o protagonismo que adquiriram no século XX. A Faculdade de Direito da UFPR, por isso, só pode celebrar com júbilo esse acontecimento.

A relação de Luiz Edson Fachin com a Faculdade de Direito da UFPR é antiga e profunda: aqui ele ingressou como aluno em 1976. Aqui aprendeu suas primeiras lições de Direito. Aqui sofreu a influência dos mestres José Lamartine Correia de Oliveira Lyra e Francisco Muniz, que o marcaram profundamente e definiram sua vocação acadêmica. Aqui conviveu, na graduação, com Rosana Girardi (hoje desembargadora Rosana Girardi Fachin). Aqui, mais tarde, tornou-se professor de Direito Civil e um tanto depois, em concurso próprio, conquistou a titularidade na cadeira. Aqui, no mestrado e doutorado, orientou dezenas de pesquisadores, muitos deles hoje seus colegas e atuais docentes na própria Faculdade. Daqui comandou com êxito os estudos do ‘Direito Civil Constitucional’, tornando-se um dos nomes mais influentes do Direito Civil Brasileiro, sobretudo após o código de 2002. Daqui, nas suas aulas, espalhou humanismo e a mensagem de que o Direito, para além de mera forma, pode fazer a diferença na vida das pessoas, sobretudo daqueles que mais carecem. Daqui semeou seguidores por todo o Brasil. Aqui deu aulas por cinco anos para a turma (que também paraninfou) de Melina Girardi Fachin, que hoje, aqui, é sua colega docente. Aqui coordenou a pós-graduação em Direito, promovendo nos anos 1990 uma verdadeira “virada de Copérnico” na sua gestão, iniciando um ciclo virtuoso no nosso programa e colocando-o, desde então, no topo da avaliação da área brasileira, segundo a CAPES. Aqui, no ano 2000, tornou-se diretor da Faculdade, dando exemplo de gestão eficiente e democrática. Nesse período, por muito pouco, não se tornou Reitor da UFPR. Aqui teve e tem legiões de alunos, que o estimam, que o admiram, que o homenageiam e que seguem seus passos. Aqui tem vínculos fortes e perenes com seus colegas e amigos professors e técnicos-administrativos.

Aqui foi sempre sua casa. Por razões de afeto, por razões profissionais, por vocação. Aqui é sua casa, e aqui sempre será sua casa.

Orgulhosa, a sua casa, a Faculdade de Direito da UFPR, pela sua direção, celebra hoje ver um protagonista e um filho seu no Supremo Tribunal Federal. Sobretudo porque a trajetória e os exemplos que deu até aqui nessa academia fazem com que saibamos que honrará as suas origens, honrará as altas funções que o esperam e que honrará a República.

Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca e da Prof. Dra. Vera Karam de Chueiri, Diretor e Vice-Diretora da Faculdade de Direito da UFPR

(http://www.direito.ufpr.br/portal/blog/noticias/a-faculdade-de-direito-da-ufpr-celebra-luiz-edson-fachin-no-supremo-tribunal-federal/)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]