• Carregando...
Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Hugo Harada/ Gazeta do Povo| Foto:
Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Hugo Harada/ Gazeta do Povo

O nome do blog é Dinheiro Público. Estudo as despesas públicas e defendo o equilíbrio das contas. E você? Sabe controlar as suas?

O Estado de S. Paulo noticiou que “80% dos brasileiros não controlam suas finanças”. As pessoas não têm o costume de cuidar do seu próprio dinheiro. Não conhecem a quantidade de despesas realizadas mensalmente, nem em quais despesas gastam mais. O jornal ainda constata que “[a] principal dificuldade apontada pelos consumidores de todas as classes sociais para controlar as finanças pessoais foi a disciplina para registrar gastos e receitas com regularidade, com 39%. Mas fazer contas é tido como um problema para 6% dos entrevistados. Esse resultado dobra (12%) no caso do estrato com menor renda”.

Assim como o Estado, toda pessoa deveria conhecer suas finanças. Pode começar pelo básico, apenas anotando despesas, e depois passar para a comparação com as receitas mensais. Mais adiante, pode adotar limites para cada categoria de dispêndios (por exemplo: no mês de fevereiro, o limite para alimentação fora de casa será de R$300,00). Esse é o sistema de envelopes (como se fossem guardadas quantias certas com fim específico dentro de envelopes). A pessoa poderá, então, manter o limite ou permitir a transposição de outro envelope, caso sobrem recursos, até um determinado limite.

Poderão ser usados papeis, ou planilhas eletrônicas (como Excel ou Numbers), ou, ainda, aplicativos específicos de computador e smartphone. Anote, todos os dias, as despesas realizadas e receitas obtidas.

Enfim, a ideia é manter o equilíbrio das contas pessoais, buscando, além disso, um saldo mensal, cujo valor deverá ser depositado em poupança, investimento financeiro ou servirá para aquisição de ações e títulos, e de bens de capital.

***

Há mais de dez anos controlo minhas finanças, por influência de dois amigos engenheiros. Já usei muitos programas de computador e de smartphone e, como resultado, tornei-me disciplinado. Todo despesa realizada vai para o “livro”.

Atualmente, adoto conceitos de Direito Financeiro (Finanças Públicas) em minha planilha.

***

Uma breve busca na internet pode fazê-lo encontrar planilhas do Excel (algumas gratuitas). Programas de computador e smartphone podem ser encontrados nas app stores. Alguns gratuitos, outros pagos. Vão dos mais simples aos mais robustos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]