• Carregando...
5 dicas para ajudar na escolha da profissão
| Foto:

A decisão sobre a carreira nem sempre é uma tarefa fácil, pois adolescentes e jovens têm dúvidas e muitos questionamentos a respeito do que querem fazer. E isso é normal, já quea parte do cérebro responsável por tomada de decisões e planejamento não está totalmente madura, em média, até os 25 anos. Diante desse quadro, como é possível auxiliar o filho na escolha de uma carreira?

 

O primeiro passo é verificar as habilidades do filho. Outra sugestão é salientar, ou mesmo compartilhar, como a escolha profissional dos pais foi feita. Qualquer momento é oportuno para falar sobre esse tema, porém a conversa não deve ser pesada, imposta, como se fosse uma discussão.

 

Muitos pais, por não conseguirem realizar seus sonhos, projetam-se na vida dos filhos, impondo a eles uma profissão. Há também os pais que querem que seus filhos deem continuidade a seus próprios negócios sem que eles tenham habilidade para tal tarefa. Cabe lembrar que os filhos são indivíduos, não uma versão melhorada dos pais. Por isso, a escuta e o diálogo são primordiais.

 

Encontrar informações sobre as centenas de possibilidades de carreira está muito mais fácil hoje. Confira algumas dicas:

 

 

Auxílio escolar

 

No ambiente escolar, a escolha da profissão pode e deve ser estimulada e orientada. O ideal é que os professores estejam atentos às habilidades e inteligências de seus alunos e as validem. A escola pode, ainda, trazer palestrantes especializados, realizar feiras de profissões, convidar profissionais para relatarem suas experiências ou mesmo elaborar visitas a empresas, hospitais e outras instituições.

 

No Ensino Médio do Colégio Bom Jesus, por exemplo, existe uma disciplina chamada Formação Humana, cujo propósito é abordar temas pertinentes à adolescência e ao processo de entrada na vida adulta, como sexualidade, métodos de estudo e orientação profissional, assunto abordado no cronograma da 2a série.

 

É importante que o adolescente busque o autoconhecimento e participe de forma ativa na descoberta de sua vocação. Acredito que o ápice da escolha profissional se dá quando ele estabelece seu propósito de vida.

 

*Cláudia Nasser é psicóloga e professora de Formação Humana do Grupo Educacional Bom Jesus, associado ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]