• Carregando...
A Solidão do Gestor Escolar
| Foto:

“As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes”…

Frase do livro O Pequeno Principe

Não é nenhuma novidade que um gestor escolar enfrenta diariamente diversos desafios, das mais diferentes possibilidades. E, é fundamental sempre buscar novos conhecimentos e se doar o máximo possível para gerar novos resultados, otimizar processos, resolver problemas, facilitar tarefas e mediar conflitos, sejam eles acadêmicos, pedagógicos, ou ainda para melhorar o clima do ambiente de trabalho. Para isso, é crucial que se tenha uma equipe próxima e competente, processos inovadores, como planejamentos estratégicos, processo de avaliação, indicadores, reuniões de feedback, etc.

Porém, mesmo tendo uma equipe que lhe assessore, ainda remanescem algumas decisões e importantes ações que precisam ser tomadas e conduzidas por apenas uma pessoa, o gestor, ou seja, sozinho. Principalmente ações referentes aos recursos humanos. Como exemplo, vamos imaginar um conflito entre dois líderes de sua equipe, ou uma ação que envolve corte de custos. Compartilhar qualquer um destes dilemas com alguém da sua equipe, pode ser desastroso, pois, a pessoa pode ter um posicionamento tendencioso, como uma relação pessoal com um envolvido, e não de ordem profissional, ou o gestor pode até mesmo coloca-la sob pressão, passando a ela uma responsabilidade a qual não está preparada, podendo até vazar alguma informação confidencial.

Portanto, o gestor é sempre solitário nesses casos, pois, tais situações não podem ser compartilhadas. Gerando então, a conhecida “Solidão”. É muito difícil encontrar um gestor, que não esteja em determinado momento da sua trajetória profissional, sentindo-se só.

 

Calma, Há Sempre Uma Saída

Mas, mantenha a calma. Como já diz a frase: para tudo na vida, há sempre uma saída, e na gestão não é diferente. Trago como saída, uma valiosa dica: invista no seu desenvolvimento e no compartilhamento de ideias com outros gestores, buscando exemplos, referencias e até mentorias com quem já passou por experiencias semelhantes. Num primeiro momento, a sensação de solidão é grande, e a certeza de que não vai conseguir achar um caminho adequado é quase certa. Mas não desista, não desanime, leia, busque recursos, assista a vídeos e procure por pessoas com experiência. Tenho certeza que você irá achar.

Estar preparado emocionalmente para determinados momentos é uma prerrogativa, enquanto contar com dicas de alguém mais experiente, ajuda e muito nestes momentos.

Ser um grande gestor não é necessariamente um dom, é preciso aprender e aprofundar o conhecimento, estar em constante aprimoramento e desenvolver competências e habilidades, além, é claro, de criar uma rede de compartilhamento com outros colegas. Assim, tenho certeza que a sensação de solidão vai embora com mais rapidez e a harmonia volta a reinar na cabeça do gestor.

 

*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]