• Carregando...
Cidadão 24 horas
| Foto:
Walter Fernandes/Gazeta do Povo

Como sabemos, vivemos em um país com problemas sociais exuberantes, resultado de uma política de exploração e de defesa dos interesses de poucos desde a chegada dos portugueses. Talvez o problema mais avassalador seja o baixo nível educacional dos brasileiros, sobretudo o grande número de “analfabetos funcionais”.

Uma nação sem educação é uma nação sem dignidade. Um povo sem o mínimo senso crítico e poder de questionamento e contestação acaba, involuntariamente, a perpetuar maus políticos, más práticas, maus hábitos. Conhecemos e sentimos os efeitos deste panorama em nosso cotidiano.

A partir dessa reflexão, acredito que todo brasileiro que, pelo motivo que for, tenha tido um pouco mais de oportunidades tem a obrigação de “fazer política” e de procurar mudar essa realidade. Ser patriota não é se emocionar a cada quatro anos ao ouvir o Hino Nacional em uma disputa de Copa do Mundo, tampouco sair às ruas celebrar um possível triunfo nesse Torneio ou acreditar que o mundo vai acabar caso outra seleção levante o caneco. Todo brasileiro que de fato se importe com seu país tem responsabilidade diária de fazer algo para melhorar a triste realidade social que nos cerca.

O assunto em voga é Educação. Eu, como médico, devo dar orientações educacionais, de hábitos de vida, de saneamento básico e higiene, de planejamento familiar, etc., muito além da “simples” rotina de um médico “comum”, tenho que extrapolar o script diagnóstico, tratamento e prognóstico. A realidade do meu país exige isso. Da mesma forma devem agir os advogados, os engenheiros, os empresários, os dentistas, os professores (principalmente), enfim, todos os profissionais são capazes de modificar o cenário em que vivemos.

Nesse contexto, eu pergunto: e a mídia? A mídia é uma fonte de ampliação da experiência humana e, dessa maneira, medeia a compreensão que temos do mundo e de nós mesmos. No entanto, essa fonte alimentadora do caudal sociocultural dos indivíduos pouco tem contribuído para a inserção do homem na vida social de forma responsável, crítica e cidadã. Penso que pela possibilidade de “entrar” nas casas de milhões de pessoas, a mídia deveria ser fundamental no objetivo de melhorar o nível educacional dos brasileiros. Programação de qualidade seja para crianças, jovens ou adultos. Precisa fazer com que o telespectador desenvolva sua própria verdade, seu próprio pensamento. Precisa preparar para a vida, para a dignidade, para a cidadania. Precisa ser uma porta de acesso às culturas. A mídia de qualidade é aquela que permite a todos uma ascensão sociocultural.

Talvez a “luz no fim do túnel” seja a internet. A rede mundial possibilita, de forma democrática, o acesso aos mais variados tipos de conteúdo, incluindo sites e blogs com assuntos interessantes. Ideal será o dia em que todos tenham condições de acesso à internet.

A formação de um povo educado e questionador parece não ser a intenção das pessoas que estão no poder e que nele se perpetuam. Não podemos esperar de “braços cruzados” a boa vontade desses senhores. Sejamos nós, a cada dia, os protagonistas da revolução educacional de que nosso amado país necessita há séculos.

>> Mario Cesar Fressato é membro da Mensa Brasil.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]