• Carregando...
E na internet, quanto custam grandes ideias?
| Foto:

Você já ouviu falar em financiamento por crowdfunding? Crowdfunding é um financiamento colaborativo feito por várias pessoas. A ideia surgiu nos EUA em meados de 2009 e agora vem tomando proporções maiores e ganhando sua popularidade no Brasil.

Como funciona:

É necessário que haja um projeto do que irá ser financiado (um CD, um videoclipe, um projeto cultural, um projeto ambiental, etc). Tendo o projeto, o criador da idéia deve levantar o custo da idéia e em quanto tempo ele quer arrecadar esse dinheiro. Geralmente o prazo máximo dos financiamentos são de 90 dias. Com esses dados prontos, é necessário que se crie recompensas para quem ajudar os projetos.

Se o projeto não atingir a verba mínima na quantidade de dias estipulada pelo criador, é devolvido todo o dinheiro de quem colaborou. Isso é uma forma de garantir que todos os projetos financiados terão toda a verba necessária.
Muitos projetos pensados na sustentabilidade, na cultura e na educação estão se beneficiando dessa ferramenta, e, assim, criando novas formas de levar cultura, conhecimento e melhor ambiente de vida para as pessoas.

Um exemplo é o projeto Cidade para Pessoas, da Jornalista Natália Garcia, que viajou diversas cidades da Europa mostrando boas práticas adotadas em benefício aos moradores destas regiões. O projeto foi todo financiado por crowdfunding. Agora no final de setembro a jornalista já embarcará para a segunda fase do projeto.

Outro exemplo é o Projeto Centro Cultural Bicicloteca que, gerida por voluntários, leva livros para comunidade sem acesso a leitura. O projeto também inclui acesso a internet e cursos de alfabetização digital gratuitos.

Assim como o Centro Cultural Bicicloteca, muitos outros projetos voltados à educação buscam sua viabilidade através do crowdfunding. Entrando no site do catarse, crowdfounding muito utilizado no Brasil, nos deparamos com várias pessoas que buscam financiamento de suas obras literárias, seus poemas e até mesmo de suas doutrinas.

Com tantos projetos, inúmeras ideias e principalmente com pessoas de olhos voltados ao coletivo, é possivel tornar essa ferramenta uma grande aliada da educação e também fomentar através dela projetos que ajudam no desenvolvimento educacional de toda uma comunidade.

>> Priscila Candida Soares trabalha na regional Maringá do Instituto GRPCOM.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]