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Os alunos de escolas estaduais das Ilhas do litoral do Paraná têm a oportunidade de vivenciar experiências cinematográficas. Um dos resultados foi a produção de dois curtas-metragens com adolescentes da Ilha Rasa e Ilha das Peças, projeto desenvolvido pelos estudantes do projeto Mídia-Educação do curso de Graduação em Linguagem e Comunicação da Universidade Federal do Paraná. A Noiva do Pé de Guanandi e A Mulher de Branco foram filmes produzidos a partir do olhar dos jovens sob os relatos orais dos membros das comunidades das ilhas, dando visibilidade às lendas e aos mitos da região. Os adolescentes participaram de tudo, desde a interpretação dos personagens, da direção, da sonoplastia, operaram câmeras e elaboraram o roteiro.

Esse é mais um exemplo de projetos educomunicativos que acontecem no Paraná, despertando o interesse dos alunos em aprender com o ato de produzir, trazendo uma reflexão sobre as formas convencionais de cinema e abrindo um espaço de possibilidades de criação. Tudo isso a partir da produção midiática. Ou seja, os alunos passam de apenas receptores a produtores na construção do conhecimento.

O projeto Mídia-Educação também realiza oficinas e workshops para os alunos das escolas das ilhas. O objetivo é proporcionar a inclusão digital crítica aos professores e alunos e oferecer meios para a ressignificação dos conteúdos midiáticos, possibilitando uma formação para o enfrentamento dos desafios e demandas emergentes da sociedade de informação e do consumo. O grupo de acadêmicos construiu um blog, onde os interessados podem encontrar desde os curtas-metragens na íntegra, fotos do making off das gravações, até indicações de livros e apresentações em slidshare.

Patrícia Melo é jornalista desde 2001 e há oito anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação. Hoje, também é empreendedora, com a Presença – Comunicação Educacional, que tem como objetivo a produção de textos, entrevistas, reportagens e projetos comunicacionais direcionados especialmente ao universo educacional. Dessa forma, contribui para um diálogo mais consistente e criativo entre a Escola e a Família.

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