• Carregando...
Intercâmbio esportivo, o que pudemos aprender com a Copa
| Foto:

Temos verificado em nossa realidade que, por diferentes motivos, proporcionar aos filhos o aprendizado de um idioma ou de mais de um, tem sido uma meta das famílias brasileiras. De acordo com levantamento realizado em 2017, pela Nielsen – empresa global de pesquisa de consumo – para 39,9 milhões de brasileiros o inglês é um idioma relevante e 4,2 milhões estuda idiomas no Brasil. Mesmo com as escolas proporcionando um excelente ensino de idiomas aqui, o intercâmbio, para aqueles que se programam para eles, é uma excelente oportunidade, não só de aprendizado, mas de crescimento pessoal.

 

Esta Copa do Mundo, mesmo já tendo se encerrado, deixa muitos aprendizados. Um deles é a quantidade de atletas brasileiros que residem fora do país desde muito jovens. Aqui no Colégio Marista de Cascavel acompanhamos os alunos que, desde o infantil até o ensino médio, fosse na troca de figurinhas ou na discussão de jogadas, se portavam como verdadeiros integrantes da seleção brasileira. Mas mais do que isto, eles pronunciavam corretamente os nomes de jogadores estrangeiros e discutiam sobre as diferenças das posturas dos times, advindas das diversidades culturais.

 

Para nossos jovens, num momento de construção de projeto de vida, é importante salientar que estes jogadores, que hoje disputam campeonatos mundiais, se dedicam absurdamente, não só ao esporte, mas também para se comunicarem durante os jogos; e fora deles. Quantos mudam de país com suas famílias e têm que se integrarem em duas, três línguas ao longo de suas carreiras? Aqui, buscamos conscientizar nossos jovens que há esforço, disciplina e dedicação destes atletas, não só à bola. E isso nos leva a mostrar a aos estudantes as possibilidades do intercâmbio pelo esporte.

 

O esporte proporciona vivência internacional e desenvolvimento pessoal

 

Entre as muitas vantagens de associar o esporte aos programas de intercâmbio, além do aprendizado do idioma, estão as bolsas de estudos acadêmicas, a vivência esportiva em países que são tradicionais no desempenho esportivo de auto rendimento, o desenvolvimento pessoal acelerado pela integração compulsória à prática esportiva bem como a experiência cultural.

 

Porém, além de todas as burocracias de documentos e vistos para a viagem e legalização da permanência no país, ao definir o destino da realização de um intercâmbio o estudante deve ter alguns direcionadores em mente que vão além da escolha do idioma:

     

    Uma vez escolhido o país/idioma, o que orientamos os alunos é a buscarem não apenas o país, mas o que combina com o projeto de vida que pensam, naquele momento, que combina mais com eles. Os estimulamos a traçarem suas metas e suas escolhas para o futuro, a serem protagonistas de suas histórias, levando em consideração os valores humanos que são trabalhados aqui.

    *Irmgarth Krauspenhar é coordenadora do Marista Idiomas, pós graduada em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Caroline Wilnes Benitez é professora de educação física, com especialização em Treinamento Desportivo e Personalizado, ambas atuantes no Colégio Marista Cascavel, do Grupo Marista.

    **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]