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(Gestores da Escola Epheta recebem certificado de reconhecimento da ASID por sua liderança)

Gestores da Escola Epheta recebem certificado de reconhecimento da ASID por sua liderança.

A liderança é um tema discutido desde os primórdios da história da humanidade. Segundo Peter Drucker, pai da administração moderna, um bom líder é aquele capaz de atingir resultados. Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA, dizia que a maior habilidade de um líder é desenvolver aptidões extraordinárias em pessoas comuns. Podemos sintetizar estas ideias no conceito de que um bom líder é capaz de atingir resultados por meio das pessoas que lidera. Na área das instituições que atendem a pessoa com deficiência, um destes resultados é o desenvolvimento de seus beneficiários pelo impacto gerado por seus atendimentos.

Um estudo estatístico realizado pela ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças em cinco escolas filantrópicas de Curitiba que trabalham com a pessoa com deficiência apontou que existe uma correlação de 96,39% entre uma liderança com competências desenvolvidas e o resultado que os pais percebem nos filhos. O mesmo estudo, realizado em 2013, constatou uma correlação de 81,23% entre a liderança e a qualidade no atendimento aos alunos. Os dados foram resultado de uma pesquisa de clima organizacional realizada com professores, atendentes e equipe clínica, que avaliaram a direção da instituição em tópicos como relacionamento com a liderança, reconhecimento pelo trabalho realizado, motivação e satisfação geral.

Paralelamente foi feita uma pesquisa de satisfação com os pais de alunos em relação à qualidade do ensino/atendimento que seus filhos recebiam em temas como confiança na escola, evolução do aluno, atendimento prestado e satisfação geral na respectiva instituição. Entidades que possuíam líderes bem avaliados por seus colaboradores apresentaram um resultado positivo direto aos seus beneficiários.

Uma das instituições avaliadas, a Escola Epheta, referência no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência auditiva, obteve nota de satisfação geral dos pais de alunos de 9,77 em uma escala de 0 a 10, e uma nota de 9,15 por parte de toda a equipe que trabalha na organização. Isto ocorreu porque uma liderança que é capaz de engajar e motivar uma equipe em prol de um objetivo gera um resultado muito maior em seu público final.

A capacitação dos líderes das escolas filantrópicas de educação especial em competências como a delegação de tarefas e o gerenciamento de crises é, portanto, uma das formas de melhorar o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos com deficiência. A busca constante por aprimoramento destes líderes é fundamental para melhorar o impacto social gerado por sua instituição e, consequentemente, a evolução dos alunos.

>> Artigo escrito por Diego Tutumi Moreira, formado em Economia pela UFPR e fundador da  Ação Social para Igualdade das Diferenças –  ASID, organização social que trabalha para melhorar a gestão das escolas de educação especial gratuitas, resultando na melhoria da qualidade do ensino e na abertura de vagas no sistema. A ASID colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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