• Carregando...
Experiência internacional favorece o aprendizado (Foto: Divulgação)
Experiência internacional favorece o aprendizado (Foto: Divulgação)| Foto:

Quem nunca desejou fazer um intercâmbio ou uma viagem cultural em outro país? Uma experiência internacional é sempre uma rica forma de aprendizado. Pode criar oportunidades diversas de crescimento pessoal, educacional e profissional. As redes sociais trazem frequentes relatos de sucesso de pessoas que se permitiram a vivência no exterior.

Entre as inúmeras vantagens, estão as de conhecer cidadãos e culturas diferentes, aperfeiçoar a língua estrangeira, aprender a lidar com situações inesperadas e ganhar autonomia. Um intercâmbio é sempre uma grande oportunidade para conhecer e aceitar o diferente e de poder contar com pessoas que vivem em diversos locais do planeta. Além de proporcionar relações, elas também poderão ser um contato importante no futuro, quando o network que se construiu ajudará no desenvolvimento da carreira.

O currículo ganhará um “up”, já que as empresas valorizam muito as competências que se desenvolvem durante uma viagem de aprendizado. Entre elas, o convívio com a diversidade, o respeito, tolerância às diferenças culturais e flexibilidade no relacionamento humano. Além disso, a chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho pode se tornar maior em razão das experiências adquiridas no exterior.

Ao encontro da ideia de que o aluno é o principal construtor de seu conhecimento, devendo ser proativo, analítico e solucionador de problemas, o Colégio Sesi no Paraná, por exemplo, busca oferecer oportunidades que permitem ganhos extras à sua comunidade estudantil. Com esse propósito, firmou uma parceria com a Yes Intercâmbio e realiza um programa que teve início com uma viagem a Vancouver, no Canadá, em janeiro desse ano. Em dezembro os alunos terão outra oportunidade de embarque, dessa vez para a Califórnia (EUA). Durante 15 dias, os estudantes das unidades internacionais do Colégio Sesi no estado que participarem do programa terão aulas em uma escola de inglês, farão visitas técnicas a sedes de empresas multinacionais, conhecerão universidades da região, se divertirão na Disneyland, e farão passeios culturais para vivenciar a cultura local.

O intercâmbio é uma chance imperdível de praticar o idioma todos os dias. As aulas de inglês estão programadas para acontecer na California Language Academy (CLA). Os programas são realizados em turmas pequenas, em que o foco principal é o aluno. Os professores são experientes, apaixonados pelo sucesso de cada aluno.

Investir em um intercâmbio como esse é viver na prática o aprendizado da sala de aula. O desafio pode ser o começo de uma grande experiência de vida e de futuro, já que cada participante carregará de volta muito mais que roupas e presentes em sua bagagem: trará um mundo de oportunidades.

(Imagem: Alunos intercambistas do SESI)

 

*Artigo escrito por Lilian Luitz, Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista em Desenvolvimento pessoal e Familiar/Formação em Biologia Cultural/Especialista em Planejamento Estratégico. Gerente de Educação Básica e Continuada do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]