Blog Foto-síntese
0

O fotojornalismo sob a perspectiva de Ana Carolina Fernandes

Ana Carolina Fernandes
Ana Carolina Fernandes

Fotógrafa fala no quarto episódio da websérie sobre a arte de fotografar o verdadeiro jornalismo do ‘front’ chamado Hardnews

Ana Carolina Fernandes

Por Fabiano Ferreira

A websérie No Olhar exibe um episódio por semana com depoimentos dos principais profissionais da fotografia do Brasil. As entrevistas mostram ao expectador uma visão mais intimista da fotografia e propõe a pesquisa, a reflexão e a interação entre pessoas apaixonadas por esta arte.

No Olhar convidou Ana Carolina Fernandes para conversar sobre sua carreira e seus projetos. A fotojornalista frequentou desde muito cedo os bastidores do jornal Tribuna da Imprensa que pertencia a seu pai. Ali se apaixonou pelo jornalismo e construiu os pilares do que viria a ser seu trabalho fotográfico atual.

“Jornalismo é sangue, suor, lágrimas, calor, vento, chuva, horas e horas sem almoçar, sobe morro atrás de polícia, tiroteio, traficante, esse é o verdadeiro fotojornalismo do ‘front’, o chamado Hardnews”, ressalta a fotógrafa, que conhece bem essa categoria da imagem. Ana Carolina trabalhou por muitos anos nos grandes jornais do país como O Globo – onde iniciou como estagiária aos 19 anos – Agência Estado, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Hoje atua como fotógrafa independente e cobriu a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as Paralimpíadas, além de documentar as manifestações populares e se dedicar a um projeto sobre a Baía de Guanabara, que teve uma foto estampada na capa do New York Times.

Dentre seus projetos ligados à fotografia documental destaca-se Mem de Sá, 100, desenvolvido com travestis. Ana Carolina tinha fascínio pela ambiguidade do masculino e feminino presente numa mesma pessoa e queria dar um corpo para esta questão. “Um travesti é uma mulher que nasceu homem e que tem uma alma feminina, mas também tem características físicas e psicológicas de homem. Com as minhas fotos eu quis ajudar, mesmo se fosse só um pouquinho para a aceitação e para a tolerância”, completa.

Ana Carolina Fernandes ganhou dois prêmios Folha em 2000 e 2002, foi finalista do Prêmio Fundação Conrado Wessel e Shortlist Top Ten Award, ambos em 2013.

 

Serviço:
2.ª Temporada da Websérie Projeto No Olhar
1º Episódio – Walter Carvalho
2º Episódio –  Simonetta Persichetti
3º Episódio –  Tiago Santana
4º Episódio – Ana Carolina Fernandes

Quando: Toda segunda-feira
Onde: youtube.com/noolhartv
www.facebook.com/noolhartv

 

8 recomendacões para você