• Carregando...
Paz e beleza no Convento Solitude
| Foto:
Antonio More/Gazeta do Povo
O Convento Solitude fica entre o Cajuru e o Uberaba.

Enquanto visitava os bairros da Regional Cajuru, tive a satisfação de conhecer um local muito agradável, o Convento Solitude. Por lá estão as irmãs da Congregação de Nossa Senhora de Sion, que passam o dia em vida contemplativa, rezando por nós. Segundo a irmã Celia, uma das responsáveis pelo local, elas acompanham o noticiário, para saber o que está acontecendo com a sociedade. “Assim conseguimos carregar as necessidades do mundo nas nossas orações”.

Há alguns meses eu havia lido, no Viver Bem, que ali era um lugar agradável para passear, mas não foi só isso que me levou até lá. Em primeiro lugar, queria mostrar um espaço de paz e tranquilidade no meio da Regional Cajuru, tão castigada que está com casos de violência.

A área do convento também me chamou a atenção – é um grande terreno, que aparece com destaque no mapa do bairro Cajuru.

Por fim, queria matar a curiosidade da criança que fui. Quando eu era pequena, usava o ônibus Tarumã, que no centro tem ponto final na Praça Carlos Gomes. Ali do ladinho ficava o ponto do Solitude, e eu, que nem sabia do que se tratava, ficava com muita vontade de pegar esse ônibus e ver onde era aquele lugar com um nome tão bonito.

O convento corresponde à ideia que eu fazia do local – agradável e tranquilo. Há um lindo bosque aberto à visitação. As irmãs só pedem que a visita seja agendada aos domingos à tarde, para facilitar o gerenciamento das atividades.

É possível ainda fazer retiros espirituais no local, que tem uma hospedaria especialmente para isso. Todos são bem-vindos, de qualquer religião — o convento também tem atividades ecumênicas.

Antonio More/Gazeta do Povo
Irmã Celia: todos são bem-vindos para visitas ou retiros.

Aliás, a Congregação de Sion prega o diálogo inter-religioso desde sua fundação. “Lembramos aos cristãos que estamos misteriosamente ligados ao povo judeu desde as origens até a plenitude final”, diz um dos trechos da constituição da Congregação. Até por esta conexão, as irmãs acompanharam com muito interesse as reportagens Sobreviventes do Holocausto, publicadas pela Gazeta recentemente.

As missas diárias no Convento Solitude também são abertas ao público. Geralmente ocorrem às 7 da manhã, mas podem mudar conforme a disponibilidade dos padres do Seminário Maior dos Padres Palotinos – que também fica no bairro Cajuru.

Se alguém tiver vocação para ingressar na Congregação de Sion, também será muito bem-vinda, diz irmã Celia. O Convento Solitude está com poucas religiosas para darem conta de tantas atividades e para cuidar de um lugar tão bonito.

Para agendar visitas e horário da missa, ligue: 3226-3639.
Informações sobre a vida religiosa: no mesmo telefone ou no e-mail convsolitude@gmail.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]