Blog Giro Sustentável
0

Aliança Empreendedora lança site de apoio a microempreendedores brasileiros

(Imagem: Logomarca do projeto/ arquivo Aliança Empreendedora)
(Imagem: Logomarca do projeto/ arquivo Aliança Empreendedora)
(Imagem: Logomarca do site/ arquivo Aliança Empreendedora)

(Imagem: Logomarca do projeto/ arquivo Aliança Empreendedora)

A partir de hoje, todo microempreendedor brasileiro com acesso à internet pode contar com o apoio da Aliança Empreendedora. A plataforma vem sendo desenvolvida desde fevereiro desse ano, com os patrocínios da Corporação Andina de Fomento (CAF) e da Itaipu Binacional, e apoio do Serasa Experian. O Tamo Junto oferece ao microempreendedor dois principais acessos: conteúdo – em forma de vídeo-aulas curtas e dinâmicas, artigos e ferramentas de gestão para download; e conexão desses microempreendedores à pessoas, organizações e empresas que oferecem serviços e eventos para apoiá-lo.

Ao conectar quem precisa de apoio a quem pode apoiá-lo, o Tamo Junto quer criar um espaço on-line para diminuir a distância entre o microempreendedor e o conhecimento que ele precisa para desenvolver seu negócio e se perceber como empreendedor e protagonista de sua própria trajetória. A pesquisa “Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções 2013” realizada pela Endeavor Brasil, afirma que três em cada quatro pessoas declaram preferir ter o próprio negócio a ser empregado ou funcionário de terceiros, porém, ao mesmo tempo, aponta que uma das principais características do brasileiro é acreditar no mito de que as pessoas nascem empreendedores, que empreender é algo que não se pode aprender. E ao acreditar nesse mito, muitos empreendedores acabam por não buscar apoio e conhecimento para fazer seu próprio negócio crescer. O funcionamento do Tamo Junto é simples, na home do site o usuário já se identifica como empreendedor ou apoiador, e realiza o cadastro. Para se cadastrar como apoiador, basta realizar serviços e eventos voltados a microempreendedores, e o usuário pode ser pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos.

Para microempreendedores

Uma vez cadastrado no site via Facebook ou e-mail, o empreendedor poderá buscar conteúdos de sua preferência no site, em uma busca livre que o levará a tópicos de conteúdo, vídeo-aulas, artigos e ferramentas, bem como fazer um diagnóstico simples e rápido para o negócio, para que o Tamo Junto ajude o microempreendedor a identificar por onde começar a buscar conhecimento. São 29 tópicos de conteúdo, desde como começar a empreender a organização financeira, vendas, divulgação, formalização, gerenciamento da produção, como contratar funcionários e como liderá-los etc. “Muitas vezes, o microempreendedor acha que está com um problema de vendas, porém, ele não precificou o produto de forma adequada, e não importa o quanto ele aumente as vendas, elas não cobrirão os custos e nem darão um lucro justo. O diagnóstico é muito simples e ajuda o microempreendedor a perceber onde precisa focar”, afirma a Diretora de Comunicação e também coordenadora do Tamo Junto na Aliança Empreendedora, Luísa Bonin.

Para os apoiadores

É ainda mais simples: uma vez cadastrado no site via e-mail, todo o apoiador poderá cadastrar os serviços e eventos que realiza, indicando durante o cadastro, em que tópicos de conteúdo que o serviço ou evento se encaixam, e com isso, quando o empreendedor fizer uma busca ou um diagnóstico, irá encontrar os serviços e eventos cadastrados juntamente com os conteúdos do site.

A Aliança Empreendedora já apoiou mais de 18,5 mil microempreendedores presencialmente, e o objetivo do Tamo Junto é chegar a 54 mil microempreendedores ativos na plataforma nos próximos três anos. Muitos microempreendedores apoiados pela Aliança acabaram se tornando referência em suas comunidades, fomentando a cultura empreendedora pelo exemplo, e um exemplo muito mais próximo da realidade da maioria dos brasileiros. Por isso, ajudar a construir histórias de sucesso entre microempreendedores que superam a falta de acesso ao conhecimento e recursos para empreenderem, também é um objetivo do Tamo Junto.

“Quando falamos de empreendedores, a primeira imagem que vem à mente de muitas pessoas é a do grande empreendedor, aquele cara que fundou uma grande empresa que fatura milhões. Queremos fazer com que os Franciscos, os Josés, as Marias, as Anas, as Reginas, e todos os microempreendedores de sucesso se tornem fonte de inspiração, pois eles impactam localmente a comunidade onde vivem ou constroem o negócio. O empreendedorismo está em todas aquelas pessoas que estão fazendo alguma coisa para mudar a sua realidade e a realidade da sua comunidade, está em todos os lugares e disponível para quem quiser aprender”, completa Lina Maria Useche Jaramillo, Diretora Executiva da Aliança Empreendedora.

Para conhecer o Tamo Junto, acesse: www.tamojunto.org.br

*Artigo escrito pela equipe do Aliança Empreendedora. A Aliança Empreendedora é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

 

8 recomendacões para você