• Carregando...

O termo sustentabilidade remete muito para conceitos econômicos. Mas vai muito além; reflete a habilidade de coisas e pessoas em manter-se sem comprometer a existência e a permanência de outras pessoas.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu dimensões para atuação sustentável. Anote:

• Dimensão Social – Compreende o respeito à diversidade, empoderamento de grupos populacionais anteriormente excluídos socialmente, incentivo à resolução pacífica de conflitos e convivência saudável na família e sociedade.

• Dimensão Econômica – Diz respeito ao equacionamento dos recursos naturais investidos na produção de bens e serviços visando a sustentabilidade econômica, a justiça no acesso ao sustento familiar e pessoal e economia solidária e responsável.

• Dimensão Ecológica – Analisa a relação do homem com a natureza, verificando formas de mitigar ou acabar com o impacto decorrente da relação e repensar as estruturas e iniciativas que reforçam e representam a mútua dependência.

• Visão de Mundo – Também vista como visão holística, faz referência à relação do homem consigo mesmo, a espiritualidade que mantém, as relações que estabelece com outros seres vivos, demonstrando a ética e a responsabilidade que deve existir nas ações.

Pensar de maneira sustentável é rever iniciativas nestas quatro dimensões. Significa não apenas reciclar o lixo, mas também repensar o consumo e as necessidades que levam à compra.

É uma tarefa complexa, mas com um potencial de transformação social muito grande. Ainda que muitos não estejam repensando suas atitudes, não é um alento pensar que é possível mudar e que parte desta mudança – talvez a parte mais difícil – esteja ao alcance de nossas mãos?

Para aqueles que desejam investir dinheiro no conhecimento sobre sustentabilidade e fazer um curso mundialmente reconhecido na área e pela primeira vez realizado em Curitiba, a dica é procurar o curso Educação Gaia – design para a sustentabilidade.

Em Curitiba o curso é realizado pela Federação das OSCIPs do Estado do Paraná (OSCIPAR), Instituto de Ação Socioambiental (ASA) e a ECOHABITARE Consultoria e Projetos, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso é realizado desde 2007 em todo o mundo e está em sua terceira edição no Brasil.

E você, o que tem feito para um mundo mais sustentável? Envie-nos suas dicas para que possamos compartilhar em nosso Blog!

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]