• Carregando...
(Imagem: freepik)
(Imagem: freepik)| Foto:
(Imagem: freepik)

(Imagem: freepik)

Ampliar na sociedade a reflexão sobre o investimento social a ações de interesse público e sua importância em momentos de crise é reconhecer o papel da sociedade civil e seu potencial de contribuição diante do cenário atual.

A crise político-econômica que vivenciamos afeta a todos, mas em particular os setores mais vulneráveis da sociedade e também, de forma contundente, o investimento social privado, podendo gerar impactos para importantes projetos sociais e ambientais.

O investimento social privado representa o esforço de pessoas físicas e jurídicas, realizado diretamente ou por meio de institutos, fundações e empresas, no sentido de colaborar efetivamente para a superar grandes desafios sociais e ambientais contemporâneos.

Esta semana o Brasil celebra a Semana do Investimento Social Privado. Uma série de eventos, palestras e manifestações estão ocorrendo em prol da ampliação das discussões e amadurecimento do tema.

Em termos econômicos, segundo dados do GIFE (Grupo dos Institutos Fundações e Empresas), o investimento social privado no país no último ano foi da ordem de 3 bilhões de reais, que movimentam mais de 350 mil organizações da sociedade civil. Embora visto isoladamente o número seja significativo, ainda é muito pouco em uma economia que movimenta 5,9 trilhões de reais.

De fato, em números absolutos, o Brasil se situa entre os 10 maiores em doações do mundo, porque somos uma grande economia, mas em números relativos estamos situados entre os últimos, apenas na 90ª. posição.

Por esse motivo, a Rede dos Investidores Sociais de Curitiba, criada com o objetivo de organizar, apoiar e fomentar os investimentos sociais privados na nossa região, divulga a presente Carta Aberta aos Atuais e Futuros Investidores Sociais Privados do Paraná, conclamando a reflexão da sociedade para os seguintes pontos:

1 – O INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO É TRANSFORMADOR. Esse tipo de investimento tem se mostrado altamente eficaz e capaz de transformar positivamente a cultura, a economia e o meio ambiente. É capaz de mobilizar recursos, líderes e talentos em prol de uma sociedade melhor, mais justa, solidária e menos conflituosa.

2 – O INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO APONTA O CAMINHO DA EFICIÊNCIA. O investimento social privado tem sido exemplo de eficiência: a inovação social, o empreendedorismo social, o negócio social (social business), as startups do bem, a organização hibrida, o setor 2,5 (dois e meio), o negócio de impacto, a economia criativa e tantas outras formas de atuação ou denominação têm em comum o critério da eficiência, por meio da qual se realiza mais por menos.

3 – O INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO INTERESSA A TODA A SOCIEDADE. É gerador de impacto direto e relevante na educação, saúde, igualdade, meio ambiente, cultura etc. Gera empregos, empregabilidade, inclusão, capacitação, cultura, criatividade e solidariedade. Os elementos mais importantes de nossa estrutura socioeconômica são objeto do investimento social privado, produzindo transformação positiva onde, muitas vezes, o governo e as empresas têm dificuldades de chegar.

4 – COM INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO AS EMPRESAS GANHAM. Ao contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, as empresas se aproximam da comunidade, dialogam e compreendem suas necessidades, contribuem para soluções de problemas e, como resultado deste trabalho, ganham legitimidade, reconhecimento e confiança pública demonstrando aos consumidores de produtos e serviços o seu comprometimento com causas importantes e relevantes a sociedade.

5 – O INVESTIMENTO SOCIAL PODE SER UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE DIANTE DAS INCERTEZAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS Os projetos, ações e empreendimentos sociais e ambientais são ainda mais relevantes para a nossa sociedade nos momentos de dificuldade e o quadro de incertezas não pode significar um recuo ou paralização dos investidores. Desde modo é importante refletir alternativas que possibilitem a manutenção ou até mesmo a ampliação dos investimentos sociais visando contribuir na superação dos desafios.

Por fim, as organizações integrantes da Rede de Investidores Sociais de Curitiba abrem um espaço de colaboração e reflexão sobre a atual situação do investimento social e as tendências de futuro. A Rede convida os atuais investidores e também os interessados em investir na comunidade, pessoas físicas ou jurídicas, para participarem de um encontro de troca e colaboração. O propósito é dialogar e sobre como podemos manter e potencializar os investimentos em prol da sociedade.

Dia: 14 de abril
Horário: 9h às 12h
Local: Grupo Educacional Opet
Endereço: Rua Nilo Peçanha, 1635, Centro Cívico
Estacionamento Gratuito. Vagas limitadas!
Inscrições: https://www.sympla.com.br/encontro-rede-de-investidores-soc…

Curitiba, 29 de março de 2016.

Assinam a presente carta as seguintes organizações integrantes da Rede de Investidores Sociais de Curitiba:

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Fundación Avina
Grupo Noster
Instituto Barigui
Instituto Bourbon
Instituto GRPCOM
Instituto Grupo Boticário
Instituto IBGPEX
Instituto Joel Malucelli
Instituto Joanir Zonta
Instituto Legado
Instituto Opet
Instituto Positivo
Instituto Robert Bosch
Instituto RIC
Instituto Triunfo
Ouro Verde Locação e Serviços
Rede Marista de Solidariedade do Grupo Marista
Rumo ALL
Volvo

*Artigo escrito pela Rede dos Investidores Sociais de Curitiba.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]