• Carregando...
Crianças aprendem a cuidar do Meio Ambiente brincando
| Foto:

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nos colégios da Rede Marista, o tema faz parte da proposta pedagógica, e é aplicado no dia a dia dos estudantes. Um dos exemplos, na unidade de Criciúma (SC), proporciona um ensino lúdico e conscientiza os alunos sobre as várias possibilidades de geração de energias que sejam menos agressivas à natureza. Para isso, o colégio criou uma Casinha Sustentável, que atende estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

“Nosso objetivo é apresentar o conteúdo de uma maneira que as crianças possam entender como a sustentabilidade e os cuidados com o Meio Ambiente podem acontecer na prática. Para isso, adaptamos a casinha do parquinho em uma casa sustentável, utilizando geradores de energia sustentáveis”, explica Cláudia Kochhann de Lima, coordenadora psicopedagógica do colégio.

Para os pequenos, o explorar é a melhor forma de compreender. Os alunos da Educação Infantil aprendem na teoria sobre reciclagem, economia de água e utilização de sucatas, depois, dentro da Casinha observam, em uma aula prática, como tudo isso pode ser utilizado.

“Ao olhar, tocar e se identificar com o local, as crianças compreendem a responsabilidade do ser humano e o impacto que cada uma deles têm na natureza. Aprendem sobre a geração de energia limpa (solar, eólica, térmica) e sobre a captação e o reuso de água enquanto brincam e visitam a Casinha Sustentável, que é de todos nós, assim como o Planeta Terra”, afirma Cláudia.

 

Sobre o Dia do Meio Ambiente

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)
Fonte: Brasil Escola

 

*Os colégios da Rede Marista no Estado são associados ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O Sinepe é parceiro do Instituto GRPCOM.  

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]