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Gestão Sustentável de Hotéis

Sustentabilidade não é mais uma simples tendência no mercado do turismo. Já se tornou uma realidade que é possível encontrar nos principais destinos brasileiros. A alguns clicks no seu computador, é possível identificar um inúmero de hotéis que estão atentos a isto e já usam a sustentabilidade com parte da sua estratégia de negócio.

Apesar disto vale se perguntar se um hotel sustentável é só uma nova estratégia de marketing? Uma nova embalagem? Um novo argumento de vendas?

Observando os cuidados dos hotéis com gestão da energia, água e resíduos gerados ou com as questões de arquitetura, design e decoração, ou ainda nas estratégias de comunicação para valorização por meio da sustentabilidade a experiência da hospedagem fica mais claro que a sustentabilidade é mais do que isso!

O uso de práticas sustentáveis é, ao mesmo tempo, uma forma de redução de custo operacional e de investimento no negócio, como também a mudança de percepção do uso dos recursos naturais e numa visão mais moderna para gestão do negócio.

Mas a sustentabilidade é um tema complexo, envolve um novo olhar para o negócio, que envolve mudança de cultura e um olhar simultâneo para todas as três dimensões: ambiental, sociocultural e econômica.

Qual é então o segredo para um hotel ser sustentável? A resposta está numa palavra: gestão. A gestão da sustentabilidade permitirá ao hotel tomar as decisões com relação a sustentabilidade conectadas a estratégia do seu negócio.

Para aqueles hotéis que desejam se tornar realmente sustentáveis e usar a sustentabilidade como potencial para se tornar mais competitivo há a norma brasileira “ABNT NBR 15401:2014 – Meios de hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – requisitos” (www.abntcatalogo.com.br), a qual descreve todos os elementos fundamentais para se estabelecer a gestão sustentável de um hotel.

A ABNT NBR 15401 descreve os elementos de um sistema de gestão, incluindo os principais aspectos da sustentabilidade que devem ser gerenciados pelo meio de hospedagem, como por exemplo, para a dimensão ambiental: o consumo de água, energia, a geração de resíduos e a proteção da fauna e da flora; já para a dimensão sociocultural: a geração de trabalho e renda, a valorização da cultura e o desenvolvimento da comunidade local; ou ainda, para a dimensão econômica: a prevenção de acidentes com clientes e colaboradores, a satisfação dos clientes e a viabilidade econômica do seu empreendimento.

Esta norma em breve se tornará uma norma internacional, a futura ISO 21401, que deve ser publicada pela ISO no segundo semestre deste ano.

Hoje existem algumas centenas de hotéis no Brasil de todos os tipos, portes e localização que tem esta visão integrada e ampla da sustentabilidade. Utilizam-se da norma brasileira e estão colhendo frutos significativos para os seus negócios.

A gestão da sustentabilidade dos hotéis é a solução mais adequada para se enfrentar os atuais desafios e para aproveitar as oportunidades do mercado.

Mas como seu Hotel pode se envolver com a gestão da Sustentabilidade?

  1. Conheça o seu Hotel sob o ponto de vista da sustentabilidade – Comece pelo mapeamento das principais atividades desenvolvidas no empreendimento e em seguida, relacione os aspectos e impactos ligados a sustentabilidade envolvidos com estas atividades, pensando sempre nas três dimensões envolvidas: ambiental, social-cultural e econômica.
  2. Implemente indicadores de sustentabilidade – Quantifique o desempenho das práticas atuais de gestão sustentável. Para isto escolha e implemente um conjunto de indicadores de sustentabilidade relacionados aos aspectos para avaliar se as práticas estão de fato reduzindo os impactos negativos. Isto aumentará a qualidade das decisões gerenciais a serem tomadas.
  3. Estabeleça objetivos de sustentabilidade – Depois de identificar os impactos relacionados com a operação do Hotel e de se medir por meio de indicadores os resultados é hora de definir objetivos de sustentabilidade. Como por exemplo reduzir o consumo de água em 10% ou aumentar a satisfação do hóspede para 90%.
  4. Melhore o desempenho do hotel – Junte as informações obtidas nas etapas anteriores. Com base nos resultados obtidos e conhecendo todos os aspectos e impactos da sustentabilidade relacionados ao seu negócio, planeje e implemente novas práticas sustentáveis e produza as melhorias na gestão do seu Hotel.

Tenha uma gestão sustentável! Torne seu hotel ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável!

 

*Artigo escrito por Alexandre Eliasquevitch Garrido, Diretor da Sextante Consultoria  e especialista em Turismo Sustentável, parceiro do Instituto GRPCOM através da Unilivre. 

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