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Possibilidades e caminhos a serem percorridos na  Educação para o Desenvolvimento Sustentável
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 Trilhar o caminho para que o desenvolvimento sustentável se torne realidade é uma tarefa urgente para todos nós. Mas como podemos desenvolver as habilidades e competências necessárias para ajudar na construção de uma sociedade que crie um mundo sustentável? Um dos caminhos seria pela educação, que em todas as suas formas, pode contribuir para formar cidadãos capazes de assumir este desafio. Lembrando as palavras do educador brasileiro Paulo Freire, “a educação não transforma o mundo, ela transforma pessoas e pessoas transformam o mundo.” Mas quê mundo é este? Estamos nos referindo ao mundo em que a maior parte da população tenha acesso a conhecimentos e valores para viver e trabalhar de maneira sustentável.

O discurso sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade já tem quase 30 anos e passou por eventos e acordos mundiais amplamente divulgados na mídia. Entre as ações lembramos a criação da Agenda 21, de 1992, reformulada em 2004, para Programa Agenda 21 pelo Ministério do Ambiente e suas Agendas 21 locais, criadas pelos municípios, que forneceu uma série de diretrizes para auxiliar na implementação de políticas e programas para o desenvolvimento sustentável.  Entre as premissas do Agenda 21 encontra-se a educação como uma ferramenta essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Mais recentemente, em setembro de 2015, por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York, foi estabelecido um conjunto de 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS, a serem implementados por todos os países do mundo até 2030. Esta agenda é ambiciosa e crucial para a manutenção na vida na terra. Temas como a erradicação da pobreza, prosperidade, promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas, proteção dos recursos naturais e do clima, a redução das desigualdades, e também o acesso à educação, estão no centro do debate. Mas como atingir estes objetivos?

A educação, sem dúvida, tem um efeito catalizador sobre o bem-estar das pessoas e para o futuro do planeta.  Além de ser um objetivo em si mesmo é também um meio para atingir todos os ODS. É urgente que todos os atores envolvidos estejam cientes e assumam os desafios propostos pela agenda 2030, especialmente a formação de agentes capazes de gerar as transformações necessárias. Em 2017 a UNESCO publicou um guia para profissionais da educação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, neste material são elencadas competências-chave para a sustentabilidade, são elas:

 

Competência de pensamento sistêmico: habilidade de reconhecer e compreender relacionamentos; analisar sistemas complexos; pensar como os sistemas são incorporados dentro de diferentes domínios e diferentes escalas; e lidar com a incerteza.

 

Competência antecipatória: habilidade de compreender e avaliar vários futuros – possíveis, prováveis e desejáveis; criar as próprias visões para o futuro; aplicar o princípio da precaução; avaliar as consequências das ações; e lidar com riscos e mudanças.

 

Competência normativa: habilidade de entender e refletir sobre as normas e os valores que fundamentam as ações das pessoas; e negociar valores, princípios, objetivos e metas de sustentabilidade, em um contexto de conflitos de interesses e concessões, conhecimento incerto e contradições.

 

Competência estratégica: habilidade de desenvolver e implementar coletivamente ações inovadoras que promovam a sustentabilidade em nível local e em contextos mais amplos.

 

Competência de colaboração: habilidade de aprender com outros; compreender e respeitar as necessidades, as perspectivas e as ações de outras pessoas (empatia); entender, relacionar e ser sensível aos outros (liderança empática); lidar com conflitos em um grupo; e facilitar a colaboração e a participação na resolução de problemas.

 

Competência de pensamento crítico: habilidade de questionar normas, práticas e opiniões; refletir sobre os próprios valores, percepções e ações; e tomar uma posição no discurso da sustentabilidade.

 

Competência de autoconhecimento: habilidade de refletir sobre o próprio papel na comunidade local e na sociedade (global); avaliar continuamente e motivar ainda mais as próprias ações; e lidar com os próprios sentimentos e desejos.

 

Competência de resolução integrada de problemas: habilidade de aplicar diferentes marcos de resolução de problemas para problemas complexos de sustentabilidade e desenvolver opções de solução viáveis, inclusivas e equitativas que promovam o desenvolvimento sustentável, integrando as competências mencionadas anteriormente.

De acordo com a UNESCO, “as competências-chave da sustentabilidade representam o que os cidadãos da sustentabilidade precisam especificamente para lidar com os desafios complexos de hoje. Elas são relevantes para todos os ODS, e também capacitam os indivíduos para relacionar os diferentes ODS uns com os outros – para ter uma “visão do todo” da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.”

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável tem o potencial de instrumentalizar o educando com resultados de aprendizagem comportamental, socioemocional e cognitivo, promovendo o desenvolvimento de competências de sustentabilidade transversais.

 

Fica o desafio para todos os atores envolvidos na educação para repensarem o modelo atual e fim de contribuir para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

 

*Rosemary Suzuki é coordenadora executiva do Instituto Opet e Rochele Allgayer é professora dos Cursos de Comunicação Social da Uniopet, instituição de ensino associada ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O Sinepe é parceiro do Instituto GRPCOM.

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