Abertas inscrições de atividades para o III Fórum Mundial da Bicicleta

Cartaz oficial do 3º Fórum Mundial da Bicicleta.

Cartaz oficial do 3º Fórum Mundial da Bicicleta.

Estão abertas as inscrições para as atividades que vão integrar a programação do III Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), evento que ocorrerá entre 13 e 16 de fevereiro de 2014 em Curitiba. Qualquer pessoa, grupo ou entidade que queira apresentar um projeto que seja relacionado à ciclomobilidade terá espaço no evento. Podem ser inscritas atividades autogestionadas como oficinas, palestras, painéis, jogos, debates ou quaisquer outras atividades relacionadas ao universo da bicicleta e da ciclomobilidade. A proposta com a sugestão deve ser encaminhada através do formulário específico no site do FMB.

Uma comissão do Fórum irá analisar as atividades inscritas fazendo o possível para acomodar todas as atividades. No entanto, se houver atividades concorrentes ou se a proposta não estiver diretamente relacionada aos objetivos do evento, a organização entrará em contado para solicitar ajustes e adequações.

A programação do Fórum terá palestrantes nacionais e internacionais e uma programação inteiramente gratuita, organizada em painéis, palestras, oficinas, workshops, pedaladas, festas, ciclecine e outros encontros. O evento ocorrerá simultaneamente em espaços como o Teatro da Reitoria da UFPR, Memorial da Curitiba (Largo da Ordem) e Museu Oscar Niemeyer além de atividades e oficinas na Bicicletaria Cultural, Cinemateca e outros espaços ao ar livre.

O Fórum Mundial da Bicicleta é uma iniciativa que busca contribuir com a construção de cidades mais humanas através do incentivo ao uso da bicicleta. O conceito para esta edição é “A Cidade em Equilíbrio”, afinal, não é apenas um evento para ciclistas, mas sim, para toda a população. É preciso discutir, pensar e planejar soluções para que bicicletas, pedestres e motoristas possam conviver juntos. Será a oportunidade para repensar a organização e o planejamento das cidades e resgatar ideias voltadas para o ser humano e espaços de convivência.

A organização está acontecendo desde fevereiro de 2013, de modo horizontal. A realização do III FMB é resultado de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) através da plataforma Catarse, na qual 513 apoiadores doaram R$ 38.560 para tornar possível a realização do evento.

Quem quiser ajudar, pode participar das reuniões semanais da organização, que ocorre todas as segundas-feiras, as 19h30, na Bicicletaria Cultural, em Curitiba.

Hospedagem

A organização do FBM está incentivando a hospedagem solidária dos visitantes que vierem participar do evento. Uma alternativa é o uso dos sites CouchSurfing e Warmshowers. Também há uma lista de voluntários dispostos a receber os participantes do Fórum. Quem quiser receber visitantes, pode se inscrever preencher o formulário.

8 recomendacões para você