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7 de Setembro terá via acalmada para tráfego de bicicletas.
7 de Setembro terá via acalmada para tráfego de bicicletas. | Foto:
Prefeito de Curitiba vai anunciar plano diretor cicloviário.

Prefeito de Curitiba vai anunciar plano diretor cicloviário.

A Avenida 7 de Setembro, uma das principais vias do centro de Curitiba, vai receber infraestrutura especial para garantir a circulação preferencial de bicicletas. Esta será a grande novidade do anúncio do prefeito Gustavo Fruet (PDT) nesta sexta-feira (5), quando serão divulgados os detalhes do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba.

O projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) prevê a implantação de 300 quilômetros de novas vias para a circulação de bicicletas na capital até 2016, que serão somadas aos 127 quilômetros de vias já existentes.

Para receber as bicicletas, a 7 de Setembro terá trânsito “acalmado” — com redução da velocidade máxima dos veículos motorizados para 30 km/h — e receberá sinalização horizontal (no asfalto) e vertical (placas), permitindo assim o compartilhamento seguro do espaço, com preferência das bicicletas, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito.

A implantação da via ciclável deve ser a “espinha dorsal” do plano que pretende capilarizar a rede cicloviária nos chamados eixos estruturais, com ciclofaixas ou vias acalmadas paralelas às canaletas do ônibus expresso que cortam a cidade em todas as direções. A demanda é defendida pelas entidades cicloativistas de Curitiba como necessária para garantir uma rede eficiente e segura de mobilidade por bicicletas e fez parte da chamada Carta Compromisso – 10 Pontos para uma Cidade Ciclável”, assinada por Fruet durante a campanha eleitoral de 2012.

7 de Setembro terá via acalmada para tráfego de bicicletas.

7 de Setembro terá via acalmada para tráfego de bicicletas.

Também serão anunciados detalhes da implantação de 90 km de ciclorrotas e um projeto específico para a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairro que concentra grande volume de ciclistas urbanos. Durante a apresentação, também serão divulgados detalhes das pesquisas feitas pelo Ippuc sobre o uso de bicicletas na cidade  — uma na região central e outra na ciclofaixa da Av. Marechal Floriano. Sobre a ciclofaixa da Marechal, a continuidade das obras do Terminal do Carmo até a divisa com São José dos Pinhais vai garantir a implantação da via, interligando o centro de Curitiba ao município da região metropolitana.

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