• Carregando...
Fruet firma compromisso para uma cidade ciclável e diz que meta é 10% da mobilidade por bicicletas
| Foto:
Douglas Oliveira
Gustavo Fruet e cicloativistas pedalam pelo centro da capital paranaense em meio ao trânsito

O candidato do PDT à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, assinou na tarde deste sábado (21) a “Carta Compromisso – 10 Pontos para uma Cidade Ciclável”, formulada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

O documento apresenta aos candidatos aos Executivos municipais da região do Alto do Rio Iguaçu — que compreende Curitiba e outros 17 municípios da Região Metropolitana — dez pontos considerados essenciais para a construção de cidades cicláveis, verdadeiras amigas, receptivas e incentivadoras do uso da bicicleta como
modal de transporte.

Ex-vereador de Curitiba e deputado federal por três mandatos, Fruet diz que tem como meta criar condições para que entre 5% e 10% dos deslocamentos diários na capital paranaense sejam feitos por bicicletas. Se cumprida, a meta significa de 62 mil a 125 mil carros a menos em circulação pelas ruas da cidade. Em linha reta, essa frota ocupa diariamente mais de 360 km de vias da cidade.

A meta, diz, tem como base o índice de uso de bicicletas em cidades que investiram e criaram condições seguras para o uso desse modal.

Para fazer isso em Curitiba, o candidato pretende implantar 300 quilômetros de infraestrutura cicloviária na capital, além da criação de rotas para pequenos deslocamentos dentro dos bairros.

“É um novo conceito, mas é também uma necessidade. Não é só retórica ou para atender pressão de um grupo”, garante.

Segundo Fruet, a bicicleta simboliza um compromisso com o futuro da cidade. “O tema da mobilidade é fundamental. Muita coisa que está no plano de governo foca em modais complementares, nunca concorrentes, para se evitar medidas restritivas como o pedágio urbano ou rodízio”, avalia. “É o custo a pagar para se viver em coletividade”, completa.

O candidato reconhece a importância do tema da bicicleta e diz que ele deve ser levado em conta pelos administradores públicos. “Quem quer que seja o prefeito eleito, esse é um assunto que está definitivamente na agenda da cidade”, analisa.

Ao assinar o documento, o pedetista disse expressar seu respeito e convicção nas propostas apresentadas pelos ciclistas. Entretanto, ele ponderou que algumas questões envolvendo metas e orçamento merecem um estudo de viabilidade mais detalhados.

Douglas Oliveira
Candidato do PDT à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet assina carta de compromissos com os ciclistas

Fruet, que casou-se na última quinta-feira (20) com a jornalista Marcia Oleskowski, reforçou seu compromisso com a causa da ciclomobilidade.
“Foram os dois documentos mais importantes que assinei nesta semana”, afirmou.

Assim como a noiva, os ciclistas também esperam que o candidato, caso eleito, se mantenha fiel ao compromisso assumido na frente das testemunhas.

Clique aqui e leia a Carta Compromisso assinada por Gustavo Fruet.

Outros candidatos

Na última sexta-feira, o candidato do PMDB, Rafael Greca, assinou a Carta Compromisso com o ciclistas.

Os outros candidatos de Curitiba já foram contatados pela CicloIguaçu para agendar a apresentação do documento. Os candidatos e assessorias da Região Metropolitana de Curitiba que tiverem interesse em apoiar a causa da bicicleta podem entrar em contato com a CicloIguaçu pelo e-mail cicloiguacu@cicloiguacu.org.br

————————
Vote no Ir e Vir de Bike!

O Ir e Vir de Bike concorre ao Prêmio Top Blog 2012 na categoria Variedades.

Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os prefis do Facebook e Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]