• Carregando...
Renata Bueno foi a terceira candidata mais votada na América do Sul, com mais de 14 mil votos (Foto: Divulgação)
Renata Bueno foi a terceira candidata mais votada na América do Sul, com mais de 14 mil votos (Foto: Divulgação)| Foto:

A apuração dos votos dos italianos no exterior ainda não foi concluída, mas ex-vereadora de Curitiba Renata Bueno já adiantou que não conseguiu sua reeleição para o cargo de deputada na câmara italiana. Apesar de figurar como a terceira candidata mais votada na América do Sul, com mais de 14 mil votos, e a mais votada do Brasil, com cerca de 12 mil votos, a legenda pela qual Bueno foi candidata não conseguiu um assento no parlamento.

Entre os fatores que contribuíram para sua derrota, ela destaca falhas nos serviços de entrega das cédulas da votação, feita pelo Correios.

“Infelizmente, muitos envelopes que contêm as cédulas eleitorais não foram recebidos no domicílio dos eleitores e muitos dos que foram votados e depois enviados não chegaram em tempo útil nos consulados, o que comprometeu seriamente a votação na nossa circunscrição”, escreveu a deputada em sua página no Facebook.

LEIA MAIS: Correios desafiam paciência do brasileiro com atrasos, reajustes, prejuízo e greve

Outro ponto destacado pela deputada cujo mandato termina no fim de março foram as denúncias de fraude envolvendo votos dos brasileiros residentes no exterior. Segundo Renata Bueno, foram denunciados casos de cédulas que foram fraudadas depois de serem interceptadas antes chegarem a ser destino. Mesmo com as denúncias, a deputada descarta a possibilidade de a eleição no exterior ser refeita.

Renata Bueno apontou também que ter sido alvo de fake news foi outro fator que prejudicou seu desempenho eleitoral. “Fui vítima de notícias falsas difundidas no Brasil que me ligavam ao PT, me ligavam ao Lula”, relatou.

Futuro político

Derrotada na Itália, Renata Bueno não demonstra entusiasmo em voltar a disputar eleições no Brasil. “Eu fiz uma escolha em 2013 de me dedicar a política italiana. Não dá para ficar de um lado para o outro, como um pingue pongue”, afirmou.

Dos quatro anos que passou no parlamento italiano, Bueno destaca como ápice a atuação que teve como líder de bancada parlamentar Usei-Idea durante o referendo da reforma constitucional realizado em 2016.

Depois do fim de seu mandato, a deputada pretende voltar a Curitiba para se dedicar a um empreendimento que pretende montar com seu marido na cidade.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]