• Carregando...
Deputado Anibelli Neto (PMDB), líder da oposição (foto: Pedro de Oliveria/Alep)
Deputado Anibelli Neto (PMDB), líder da oposição (foto: Pedro de Oliveria/Alep)| Foto:

Para deputados que integram o bloco de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei encaminhado pelo ex-governador Beto Richa (PSDB) que corrigi uma falha no plano de custeio da previdência dos servidores é uma tentativa do tucano de se eximir das possíveis consequências da falha legislativa.

Na prática, o que o projeto faz é retirar um teto que limitava em 22% da folha mensal os aportes que o governo fará ao fundo previdenciário entre 2030 e 2051. Dessa forma, os aportes do governo ao  fundo poderão ser maiores, garantido o equilíbrio atuarial do sistema.

Entenda a proposta encaminhada por Richa que admite erro na reforma da Paranáprevidência.

Na análise do líder da oposição, deputado Anibelli Neto (PMDB), a proposição é fruto da “consciência pesada” do ex-governador.

“No final desse melancólico governo, Richa mandou algumas benesses para melhorar um pouco sua consciência. Foi apenas uma situação para tentar corrigir os anos ele fez em sete anos e três meses de governo”, afirmou.

Saiba o que o secretário da Fazenda de Richa diz sobre o erro na reforma da previdência

Tadeu Veneri (PT), que ocupava a liderança da oposição quando a reforma da Paranáprevidência foi aprovada, em 2015, afirma que desde a época da discussão do projeto o governo já sabia que os aportes não seriam suficientes para cobrir as retiradas que foram aprovadas.

Segundo Veneri, Richa mandou o novo projeto para mudar a falha identificada pelo governo para poder terminar seu mandato sem ser responsabilizado.

“O governador está dizendo para os próximos governos que se virem para arrumar recursos. Com o dinheiro da previdência ele fez seu governo com tranquilidade, mas inviabilizou todos os próximos. Com essa situação, ou ele inviabiliza o fundo previdenciário ou inviabiliza o estado”, analisa.

Tramitação

O projeto foi encaminhado pelo governo à Assembleia com requerimento de trâmite em urgência. Esse pedido já  foi retirado pela governadora Cida Borghetti  (PP). Segundo o líder  do novo governo, deputado Pedro Lupion (DEM), a tramitação está suspensa, a pedido da governadora, enquanto os técnicos do governo refazem os cálculos referentes ao equilíbrio futuro das contas previdenciárias.

Acompanhe o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]