• Carregando...
Ilha do Mel, no Litoral do Paraná (Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)
Ilha do Mel, no Litoral do Paraná (Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)| Foto:

A campanha Salve a Ilha do Mel, capitaneada pelo Observatório de Justiça e Conservação (OJC) já enviou mais de 150 mil e-mails a endereços eletrônicos do governo do Paraná e da prefeitura e da Câmara de Pontal do Paraná. O grupo de ambientalistas é contra a construção do projeto da Faixa de Infraestrutura no Litoral do estado.

O Observatório de Justiça e Conservação é a mesma instituição que liderou o movimento contra a redução da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. Assim como no caso dos Campos Gerais, os ambientalistas lançaram um videoclipe para sensibilizar a população dos efeitos que a construção da Faixa de Infraestrutura trará à região da Ilha do Mel.

Veja como ficará Pontal do Paraná com a construção da Faixa de Infraestrutura

No modelo de e-mail que deixou disponível em seu site para ser enviado às autoridades estaduais e municipais, o OJC afirma que o Estudo de Impacto Ambiental que precedeu o projeto é inconsistente, frágil e insuficiente. Ainda segundo os ambientalistas, o complexo logístico, industrial e portuário que será construído a 3 km da Ilha do Mel vai causar prejuízos ambientais com o único objetivo de gerar lucro aos investidores.

O projeto

Pelo projeto original, a Faixa de Infraestrutura terá aproximadamente 19 km de extensão e 175 metros de largura, sendo 30 da ferrovia, 10 do gasoduto, 60 da rodovia, 25 da linha de transmissão e 50 para o canal. Na primeira etapa, cuja licitação já foi lançada, não estão previstas a construção da ferrovia nem dos gasodutos.

Com projeção de circulação média de 15 mil veículos/dia, a PR-809 – como será chamada a nova rodovia – terá pista simples, mas com área prevista para futura duplicação. Segundo o governo, já estão sendo feitos estudos ambientais complementares, necessários para obtenção da licença de instalação. Esse documento é requisito para o início da obra.

Assista ao videoclipe:

Acompanhe o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]