• Carregando...
Canudinhos de plástico podem ser proibidos no Paraná (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)
Canudinhos de plástico podem ser proibidos no Paraná (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)| Foto:

Assembleias legislativas e câmaras municipais de todo o país estão discutindo projetos de lei que têm o objetivo de proibir o uso de canudinhos de plástico. A medida que já foi aprovada na cidade do Rio de Janeiro está em discussão em Curitiba, São Paulo, Itajaí, Goiânia e também na Assembleia Legislativa do Paraná. Os deputados paranaenses já aprovaram dois projetos de lei com esse objetivo.

Em abril, o deputado Jonas Guimarães (PSB) propôs um texto prevendo que os estabelecimentos comerciais do Paraná só podem usar canudos feitos de material biodegradável. Atualmente o projeto está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

LEIA MAIS: Aos 25 anos, filho de deputado é nomeado para cargo de R$ 11 mil no governo do PR

Na justificativa do projeto, o deputado argumenta que os canudos plásticos são um grande problema ambiental e atualmente já existem alternativas, como os canudos de papel, silicone, vidro ou metal.

Outro projeto sobre o tema no Paraná foi apresentado pelo deputado Paulo Litro (PSDB) no dia 13 de junho. De teor similar, a proposta visa à proibição do fornecimento de canudos de material plástico em estabelecimentos comerciais.

Os dois projetos estabelecem multas em caso de descumprimento da norma.

Paulo Litro também justifica o projeto pelo ponto de vista da defesa do meio ambiente. Além disso, o parlamentar cita o fato de diversas outras casas legislativas do país estarem debatendo a mesma questão.

Em Curitiba, a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) propõe proibir o uso dos canudos de plástico em restaurantes, lanchonetes, bares e vendedores ambulantes. Ainda não há previsão para que o projeto seja votado no plenário da Câmara Municipal.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]