• Carregando...
Roberto Requião (MDB)(Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)
Roberto Requião (MDB)(Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)| Foto:

Nas eleições estaduais do Paraná há sempre uma batalha paralela à disputa pela vitória eleitoral; é o embate jurídico entre o grupo do PSDB e o grupo do senador Roberto Requião (PMDB). Nas eleições deste ano, o PSDB ganhou a primeira contenda.

Na quarta-feira (11), a Justiça Eleitoral determinou que Requião retirasse de seu perfil no Facebook a divulgação de uma pesquisa eleitoral em que aparecia liderando com folga. O pedido para retirada foi feito pelo PSDB, partido que vai lançar o governador Beto Richa (PSDB) ao Senado.

LEIA MAIS: Disputa pela vice de Ratinho esquenta e aliados veem “tiroteio” entre candidatos

Segundo o pedido dos tucanos, o post de Requião não apresentava as informações mínimas exigidas pela legislação eleitoral para a divulgação de pesquisas. Na decisão, a juíza Graciane Lemos afirmou que a publicação não trazia informações obrigatórias como a margem de erro, o nível de confiança, o número de entrevistas, o nome da entidade ou da empresa que a realizou e o número de registro.

Ainda segundo a magistrada, como o post chegou a uma grande quantidade de pessoas em curto espaço de tempo, causou um prejuízo de difícil reparação “na medida em que desiguala, de maneira infundada, os possíveis candidatos ao cargo de Senador da República, perfazendo-se, no caso concreto, o perigo de dano”.

Após a decisão a publicação foi apagada do perfil de Requião. Caso ele insista na divulgação estará sujeito à multa de R$ 50 mil.

*Com informações de Euclides Lucas Garcia. 

Acompanhe o blog no Twitter. 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]