• Carregando...
Transmissão ao vivo de licitação na Câmara de Curitiba (Foto: Reprodução/Facebook)
Transmissão ao vivo de licitação na Câmara de Curitiba (Foto: Reprodução/Facebook)| Foto:

A Câmara de Curitiba começou a transmitir nesta segunda-feira (19) o processo de abertura de envelopes das licitações realizadas pela Casa. O projeto implementado pela diretoria de Comunicação da Câmara prevê a transmissão pelo YouTube e pelo Facebook.

A primeira abertura de propostas transmitida ao vivo foi a da contratação de uma empresa para reformar os 39 banheiros dos prédios do legislativo. Quem apresentou o menor preço foi a Construtora Parati, que fará o serviço por R$ 495,9 mil, valor 15% menor que o teto previsto no edital.

LEIA MAIS: O dia em que a Câmara de Curitiba foi muito além dos nomes de rua

A transmissão desta segunda foi uma boa estreia. À parte alguns problemas técnicos com o som e certo desconforto dos empresários e servidores, o acesso ao vídeo foi simples, rápido, estável e sem a exigência de cadastro prévio. A iniciativa tem pelo menos três pontos positivos a serem destacados.

Na Câmara Municipal, o processo legislativo está sob escrutínio contínuo da sociedade e da imprensa. Já os aspectos administrativos não ficam tão evidentes. As contas até estão publicadas detalhadamente no Portal da Transparência, mas há um apelo maior na transmissão ao vivo das licitações que na publicação de relatórios. A iniciativa certamente colocará as compras da Casa à vista de mais pessoas.

VEJA TAMBÉM: Quatro nomes são cotados para presidir a Câmara de Curitiba

Com mais gente olhando, é possível que mais gente entenda o funcionamento dos processos inerentes à administração pública. A compreensão dos ritos das licitações pode ajudar os cidadãos a dimensionarem suas expectativas, reavaliarem suas críticas e fazer cobranças mais assertivas do poder público.

Por fim, a transmissão dá aos servidores e empresários uma importante sensação de que o processo está sendo acompanhado por outras pessoas. Por mais que as imagens possam gerar certo incômodo ou constrangimento pessoal, elas são justificáveis do ponto de vista do interesse público.

Com a publicação dos editais, a transmissão ao vivo de processos e outras inciativas de transparência, a Câmara tem trilhado um caminho no sentido de recuperar a confiança da população. A imagem pública da instituição foi fortemente abalada pelos escândalos de corrupção que aconteceram durante a gestão do ex-presidente João Claudio Derosso e foram reveladas em 2013.

Segundo presidente da Casa, Serginho do Posto, a Câmara também vai inaugurar em breve um novo Portal da Transparência, no qual o cidadão encontrará qualquer informação da administração da Câmara em cinco cliques.

Assista ao vídeo

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]